A segurança dos trabalhadores e trabalhadoras de agências bancárias, bem como a de clientes e usuários em Santa Catarina corre sério risco se for concretizada a revogação da Lei Estadual nº 10.501 de 1997, que dispõe sobre normas de segurança para o funcionamento de estabelecimentos financeiros.
Dirigentes do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região e bancários estarão coletando assinaturas nesta QUINTA, 4 de setembro, no entorno da Praça XV de Novembro, no centro da Capital das 9h30min às 13h30min, para evitar que a lei seja revogada. A luta por segurança bancária é uma das bandeiras da Campanha Salarial da categoria.
Esta legislação prevê importantes itens de segurança, como portas-giratórias. Hoje tramita na Comissão de Justiça da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o Projeto de Lei 0162.7 de autoria do deputado Gelson Merísio (DEM), que revoga a Lei Estadual nº 10.501/97. Segundo dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado, desde a promulgação da Lei nº 10.501 houve redução nos números de assaltos a agências bancárias.
Sem uma legislação que exija, de forma eficaz, que os bancos equipem suas unidades com itens de segurança para trabalhadores e clientes, toda a sociedade ficará mais exposta ainda. Esta luta tem de ser de todos nós, pois segurança bancária quer dizer a preservar a vida de trabalhadores, clientes e usuários de bancos. A vida em primeiro lugar.