Segurança Bancária é tema de audiência pública na Câmara de Bauru

Audiência pública discutiu insegurança nos bancos em Bauru

A segurança bancária foi tema de audiência pública realizada na última quinta-feira, dia 8, na Câmara Municipal de Bauru. O evento foi uma ação em conjunto dos Bancários da CUT de Bauru e do gabinete do vereador Roque Ferreira (PT), com o apoio da Fetec-CUT/SP. A audiência teve início às 16h30 com transmissão ao vivo por canal aberto de televisão e reprisado à noite pelo canal 10 da NET.

O vereador Roque Ferreira, autor do requerimento para realização da audiência, explanou sobre a importância da realização desse tipo de evento, pois é o espaço no qual todas as idéias divergentes, dúvidas, questionamentos e sugestões podem e devem ser colocados sobre projeto de lei por todos os cidadãos e cidadãs. Ferreira ressaltou ainda que vários vereadores já fizeram proposituras relacionadas ao sistema financeiro e que esperava que fosse feitas propostas concretas sobre o tema, a partir das perspectivas dos trabalhadores e usuários dos bancos.

Após abertura, foi dada palavra à Crislaine Bertazzi, secretária de Saúde da Fetec-CUT/SP, que apresentou a Lei Federal nº 7.102/83, que estipula itens de segurança obrigatórios a serem implantados pelos bancos. Ela também destacou a Lei dos Biombos, que acrescenta mais um item à lista de equipamentos, com o objetivo de inibir os assaltos nas “saidinhas” de bancos.

A dirigente sindical ressaltou a importância da instalação não só dos itens obrigatórios pela lei, mas que se levasse em consideração a real necessidade para a segurança dos estabelecimentos bancários, incluindo PABs e correspondente bancários.

Crislaine falou também sobre outra medida que os bancos podem tomar para diminuir a ocorrência de assaltos a clientes e usuários. “Os bancos estão investindo na política de esvaziamento das agências, visto o aumento dos serviços bancários prestados em outros estabelecimentos. Com isso, as instituições financeiras colocam os assaltos como se fossem de responsabilidade da população, dizendo que as pessoas não deveriam efetuar saques em valores altos e, sim, utilizar os serviços oferecidos. Só que esses serviços têm um preço. E a proposta do movimento sindical bancário é que os bancos dêem isenção de tarifas para estimular a população a usar essas facilidades”.

A ausência de representantes das polícias Militar, Civil e Federal ao evento foi sentida. O diretor do Sindicato dos Bancários de Bauru, representando os Bancários da CUT de Bauru, Tadeu Aparecido Barbosa, alertou para a questão da PM estar percorrendo as agências bancárias da cidade ministrando palestras aos clientes.

“Essas reuniões são importantes, porém, o papel da PM é a de estar nas ruas garantindo a segurança dos clientes, usuários e cidadãos fora dos bancos. Esse papel de segurança interna dos bancos, orientando os clientes e usuários cabe aos banqueiros, com investimentos na segurança de seus empregados e clientes”, explicou Tadeu.

Já o secretário de Bancos Privados da Fetec-CUT/SP, Valdir Machado, abordou a falta de segurança nos bancos e dos correspondentes bancários, com o descumprimento da Lei Federal sobre as normas das empresas de Segurança Privada. Valdir informou ainda que recentemente todos os principais bancos do país foram multados em mais de R$ 1 milhão por descumprimento da legislação, especialmente por problemas com o plano de segurança determinado pela PF.

“Mais uma vez, os bancos foram multados por descumprir o plano de segurança indicado pela Polícia Federal. Isso demonstra claramente que as empresas estão muito mais interessadas em lucrar, enquanto a vida de clientes, usuários e funcionários fica em segundo plano”, afirmou Valdir.

Estiveram presentes na audiência representantes da direção do BB e da CEF, ONGS, Sindicato dos Agentes Penitenciários, Conseg, Oposição dos Vigilantes da CUT e clientes que fizeram uso da palavra.

Os Bancários da CUT de Bauru acompanharam o debate e cobraram mais segurança nas cidades da região.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram