Seeb/PE realiza ato hoje contra violência às mulheres

Dados do Dieese – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-econômicos: a diferença de salários entre homens e mulheres aumentou. Em 2007, elas ganhavam, em média, 84,8% do salário dos homens. Em 2008, passaram a ganhar apenas 82%. Como em pesquisas anteriores, elas continuam ocupando os postos de serviços mais precários. Os melhores rendimentos vêm das servidoras públicas. Há boas notícias, apesar de tudo: o rendimento médio real por hora cresceu 81,9%, passando de 1,5% para 3,44%. E as mulheres também ampliaram sua participação no mercado de trabalho.

A pesquisa foi divulgada na última quarta-feira, 04, como abertura da programação do mês das mulheres. A secretária de Formação do Sindicato, Suzineide Rodrigues, representou as bancárias no evento. Também nesta quarta foram divulgados os dados do SOS Corpo sobre a violência contra a mulher em Pernambuco. Como em outros anos, maridos, companheiros e namorados são os principais algozes. E as principais vítimas estão entre as classes sociais mais baixas. Houve redução da violência em alguns bairros. Mas, dos 182 municípios de Pernambuco, apenas 28 não tem registro de violência contra mulheres.

Desde esta quinta-feira, 05, o Sindicato dos bancários de Pernambuco (Seec/PE) percorre as agências da Região Metropolitana. E, na segunda, 09, se integra ao ato político promovido pela CUT na Praça do Diário, a partir das 14:30 horas. Programado anteriormente para acontecer na sexta, 06, o ato foi adiado por conta do feriado da Data Magna.

Entre as reivindicações das mulheres estão a igualdade salarial entre homens e mulheres; ampliação de número de vagas em creches públicas; acesso a terra; garantia do aborto legal e seguro nas redes públicas de saúde; ampliação das políticas de combate à violência contra a mulher; estruturação das casas abrigo e trabalho decente.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram