Seeb Sergipe discute o movimento dos concursados do BB e Caixa

O Movimento dos concursados do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, que tem o apoio do Sindicato dos Bancários de Sergipe, voltou a ser discutido no último sábado, 28. Foi realizada mais uma reunião no auditório do Seeb/SE com o objetivo de encontrar estratégias para pressionar os gestores desses bancos a convocarem os aprovados.

No último dia 17, a assessoria jurídica do Sindicato dos bancários de Sergipe apresentou denúncia ao Ministério Público do Trabalho, informando que o BB fez concurso em 2007, e só convocou até agora 28 pessoas – sendo 5 para a capital (1 desistiu) e 23 para o interior (5 desistiram). Apesar de ainda está na validade, o BB já anunciou novo concurso para o mês de setembro próximo.

“O Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE) está apoiando o movimento dos concursados por entender que essa atitude do BB é uma falta de respeito aos concursados que estudaram, foram aprovados, alimentaram expectativas de ter um trabalho e agora amargam a decepção de verem o sonho ir por água abaixo”, diz José Souza, presidente do Sindicato.

“Tem um ano que durmo e acordo pensando nisso. Todo mês ligo para o banco para saber se surgiu uma vaga. Eles sempre dizem que não. Mas nós sabemos que tem vaga, basta ver as longas filas nas agências por falta de funcionários”, desabafa um dos aprovados.

“A necessidade existe. A gente vê nas longas filas, mas não chamam ninguém. Está virando uma prática abusiva se fazer novo concurso sem chamar os aprovados”, reclama outro aprovado.

Não é à toa que o Sindicato dos Bancários de Sergipe tem insistido no cumprimento da Lei dos 15 Minutos junto ao Ministério Público Estadual, porque, sem contratar mais pessoal, os bancos não vão conseguir cumprir a lei das filas. “Eu estou decepcionada. A gente se dedica para passar num concurso, deixa de se divertir, gasta dinheiro com cursinhos, pra nada”, desabafa outra concursada.

As poucas convocações que estão sendo feitas são para o interior. As vagas da capital estão sendo ocupadas por gente de fora do Estado. Alguns concursados afirmam que se soubessem que o banco não iria chamar para a capital, teriam optado pelo interior, que tem menos concorrência.

O Sindicato dos bancários de Sergipe já solicitou audiência com os superintendentes do Banco do Brasil, Neirim Goulart, e da Caixa, Luciano Pimentel. O BB em Sergipe tem cerca de 600 funcionários distribuídos. Sendo que em 2007 e 2008 saíram aproximadamente 90 pessoas, entre aposentadorias e afastamentos. Já o concurso da Caixa tem validade até julho/2009 e poderá ser prorrogado, dependendo da empresa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram