Na última sexta-feira (30), o Sindicato dos Bancários de Sergipe comemorou o Dia do Aposentado (nacionalmente comemorado no dia 24 de janeiro), com café da manhã (no Espaço Cultural) e palestras (no auditório do Sindicato). Fizeram parte das comemorações, a inauguração da Sala do Departamento dos Bancários Aposentados e o ‘Aposentados Folia’, realizado no dia seguinte, no Clube da Caixa, em Sergipe.
A primeira palestra, sobre ‘Estatuto do Idoso, foi proferida pela mestra e professora da UFS Noêmia Lima Silva’; a segunda, sobre ‘Saúde do Idoso, pelo médico Antônio Cláudio, presidente da Sociedade Sergipana de Geriatria e do Conselho Municipal do Idoso’; e a terceira, sobre ‘Fator Previdenciário’, pelo advogado e assessor jurídico do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Thiago D’Ávila.
“Nunca é tarde para se aprender. Seja um aposentado oficial, um inativo da violência e, sobretudo, um ativo amante da vida. E viva!”, destacou a assistente social Noêmia Silva, do Departamento Social da UFS, em sua palestra.
“O idoso tem que aprender a enfrentar os problemas com serenidade. Tem que cuidar da saúde, ter ideologia, estudar, caminhar, sair de casa, continuar aprendendo para ensinar aos jovens”, destaca o médico Antônio Cláudio, para quem existe uma diferença entre o aposentado de antes e o de hoje, com o aumento da expectativa de vida da população.
Ainda participaram da mesa: Renato Carvalho, coordenador do Departamento dos Aposentados do Sindicato; Milton Oliveira, aposentado do Banco do Brasil; Carlos Eduardo Santos, presidente da Associação dos Funcionários da Caixa (APCEF); e Hélio Pacheco, bancário aposentado do Crediplan e ex-diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
Vários aposentados prestigiaram o evento, entre eles, Gérsia Vieira, presidente da Associação de Prevenção e Combate à LER/Dort do Estado de Sergipe – APCLER/SE; Maria da Purificação, do BB; Iolanda Assis, da Unei; José Souza Santos e Alceu Monteiro, da AFABB.