O diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Bancários de Rondônia (Seeb RO), Itamar Ferreira elencou alguns dos principais temas de debate do encontro que será realizado neste sábado (15) e domingo (16.03) no auditório do Hotel Transcontinental, em Ji-Paraná.
Segundo Itamar, o início dos trabalhos será uma avaliação das propostas aprovadas do Congresso de 2005. Dessas propostas, as que mais se destacaram no que diz respeito à implantação da luta sindical foram o combate ao assédio moral nas agências e a luta contra demissões de bancários acometidos por Ler/Dort.
“Com certeza foram pautas de extrema importância para a categoria e conseguimos resultados expressivos, assim como foi a campanha salarial, travada ano a ano contra os banqueiros. O trabalho realizado precisa ser continuado porque os bancários ainda sofrem com assédio e com demissões por causa da Ler/Dort”, ressaltou.
De acordo com o presidente do Seeb RO, Cleiton Silva, um dos pontos mais destacados no encontro deste final de semana será a consolidação das cooperativas como base de representação do sindicato, além da luta pela criação de uma Superintendência do Banco do Brasil em Rondônia e da discussão de uma política de gênero para os bancos privados.
“O Congresso terá outras pautas importantes, mas são continuação de discussões já realizadas em outros encontros. As questões das cooperativas, da Superintendência do Banco do Brasil e a política de gênero são propostas novas e que ainda precisam de uma melhor discussão e empenho dos companheiros para suas consolidações”, finalizou.