Seeb PA/AP: assembléia dos bancários debate participação no FSM

O Sindicato dos Bancários PA/AP realizou na noite desta quinta-feira (22) uma assembléia geral para orientar a categoria sobre o Fórum Social Mundial, que inicia no próximo dia 27 de janeiro e segue até o dia 1° de fevereiro, nos campus da Universidade Federal do Pará (Ufpa) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em Belém.

O presidente da entidade, Alberto Cunha, ressaltou o empenho do Sindicato na construção do FSM 2009, lembrando que o mesmo cedeu no ano passado parte de suas instalações físicas para o funcionamento do escritório local do Fórum e também a ampla divulgação do evento através dos meios de comunicação do Sindicato. Ele informou ainda que a gestão Novo Tempo fez um grande esforço para garantir a liberação integral dos(as) delegados(as) sindicais dos banco públicos (BB, Caixa, Banco da Amazônia e Banpará) para participarem do FSM, inclusive garantindo as inscrições dos mesmos.

Oficina confirmada – Alberto Cunha também confirmou a realização da oficina “O papel do crédito na sustentabilidade da Amazônia”, proposta pelo Sindicato e que será realizada em parceria com a Contraf-CUT no dia 29 de janeiro, na Ufpa (Campus Profissional – pavilhão AP, sala AP 01), das 15h30 às 18h30 (turno 3). Entre os palestrantes da oficina estarão: representantes do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon); do Banco da Amazônia; e, a confirmar, do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

“O Sindicato vem desde o ano de 2008 contribuindo ativamente para a realização deste Fórum Social Mundial na Amazônia e estamos nos esforçando ao máximo para garantir uma participação massiva da nossa categoria nesse que é o maior encontro de movimentos sociais do planeta. Nós bancários somamos uma importante parcela da sociedade nessa luta por um mundo melhor e tenho certeza que nossa categoria vai se fazer presente durante o evento e dará grande contribuição nessa luta”, afirma Alberto Cunha.

Apresentando o Fórum – Após a abertura da assembléia, Tatiana Oliveira, membro do comitê facilitador do FSM 2009 e assessora do Sindicato dos Bancários PA/AP, fez a apresentação do evento. Ela fez um breve resgate histórico do FSM, lembrando que sua primeira edição ocorreu em 2001, em Porto Alegre (RS), e representou um importante passo dos anticapitalistas e antiglobalizantes de todo o mundo no sentido de fazer um contraponto político e ideológico ao Fórum Econômico Mundial, encontro anual dos chefes de estado das superpotências capitalistas e que ocorre em Davos, Suíça.

Tatiana falou também da infraestrutura logística do território do Fórum e sobre a dinâmica das atividades. Ela repassou informações sobre transporte, segurança, alimentação, atendimento médico, espaços de atividades e programações culturais etc, ressaltando que os estacionamentos da Ufpa e Ufra não estarão funcionando devido às atividades do Fórum e que haverá um espaço semelhante a uma creche para as crianças (Espaço Curumim-Erê) e que pode ser uma alternativa para os bancários acomodarem seus filhos enquanto participam do Fórum.

Dentre as mais de 2.600 atividades inscritas no FSM, Tatiana Oliveira lembrou que haverá o Fórum Mundial do Trabalho, no dia 29, na tenda do mundo do trabalho que estará localizada próximo ao restaurante universitário da Ufpa, na orla do campus básico I. Outra ressalva feita por ela foi com relação ao stand da Contraf-CUT, que estará localizado no espaço do mundo do trabalho e que deve servir de referência para a categoria tirar dúvidas ou obter informações durante o Fórum.

Inscrições e credenciamento – As inscrições pelo site do Fórum Social Mundial encerraram no dia 17 de janeiro, porém haverá inscrições presenciais a partir das 12h do dia 25/01, no portão de entrada da Ufra. As inscrições presenciais devem ocorrer até o final do encontro e custarão R$ 30,00 (Trinta Reais).

O credenciamento dos mais de 100 mil inscritos no FSM também inicia às 12h do dia 25. O participante deverá levar sua carteira de identidade, carteira profissional ou carta de habilitação para retirar sua credencial. As mesas de credenciamento estarão divididas pelo idioma do país de origem e também funcionarão no portão de entrada da Ufra. Somente poderão circular no território do FSM aqueles que estiverem devidamente credenciados.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram