(Juiz de Fora) Hoje pela manhã, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora esteve na agência do Bradesco 080, no Calçadão da Halfeld, em protesto à falta de respeito que o banco vem cometendo aos aposentados.
Através de denúncia ao Sindicato, soube-se que todas as cadeiras da fila de espera dos idosos foram retiradas, deixando os mesmos em pé para serem atendidos. Não bastasse isso, os aposentados que recebem menos que R$600 não podem ser atendidos nos caixas, sendo “empurrados” para o auto-atendimento ou bancos postais da cidade. Nesses locais, o risco de assaltos e golpes é muito maior.
Em protesto, os dirigentes levaram cadeiras do próprio Sindicato para os aposentados se sentarem. Depois disso, as cadeiras do banco aos poucos retornaram ao local e o número de caixas para atendimento foi aumentado. Uma prática de última hora do Bradesco para não justificar a denúncia.
Vale lembrar que todo cliente e usuário de qualquer banco não podem esperar mais que 15 minutos na fila, segundo legislação
A manifestação contou com faixas e panfletagens alertando clientes, usuários e população em geral sobre o descaso do Bradesco em relação aos aposentados. Muitos destes enquanto aguardavam o atendimento reclamavam da demora na fila. Neste momento, vários ainda estavam de pé, inclusive também deficientes físicos.
O Bradesco é um dos bancos que mais adoece seus funcionários, através da pressão pelo cumprimento de metas. O assédio moral é crescente e o Sindicato recebe denúncias diárias de bancários que não suportam mais essa pressão promovida pela empresa. Quanto mais os funcionários se afastam por doenças ocupacionais, mais sobrecarregados ficam aqueles que ainda permanecem trabalhando nas agências.
Fonte: Seeb JF