O Sindicato dos Bancários/ES vai lançar na próxima terça-feira, dia 13, a campanha “Tempo na fila de banco tem limite”. O objetivo é divulgar as leis municipais que tratam do tempo de espera nas filas de bancos, orientar o cliente sobre como proceder em caso de ter seus direitos desrespeitados pela instituição financeira e esclarecer para a população quem de fato é responsável pelas filas: o banqueiro, privado ou público, que demite bancários e tenta substituir o atendimento humano pela máquina para reduzir custos, e ainda cobra metas dos bancários. O Sindicato quer mostrar que nas agências, do outro lado dos balcões, estão bancários sobrecarregados e que sofrem pressão tanto dos clientes quanto das chefias.
O lançamento será em Cariacica, a partir das 10 horas do dia 13, com a distribuição nas agências bancárias de folder contendo a íntegra da lei municipal, informações sobre como o cliente deve proceder, além dos contatos do Procon Municipal, Procon Estadual, da Delegacia de Defesa do Consumidor, dos Juizados Especiais Cíveis de Cariacica e da Comissão de Defesa do Consumidor do Assembléia Legislativa.
A campanha será desenvolvida por município. Para Cariacica, o Sindicato preparou uma primeira tiragem de 10 mil exemplares para distribuição de terça à sexta-feira da próxima semana. A partir da primeira semana de junho, outros municípios da Grande Vitória também vão receber os materiais – como as leis são municipais, cada cidade terá um folder diferente. Depois o Sindicato vai para o interior do Estado. No total, está prevista a distribuição de 100 mil exemplares.
No folder, o Sindicato lembra que os bancos, ao invés de investirem na contratação de pessoal para agilizar o atendimento, têm diminuído o número de funcionários e transferido diversos serviços para o auto-atendimento e correspondentes. Operações bancárias passam então a ser realizadas em estabelecimentos comerciais sem qualquer segurança para os clientes e com funcionários mal-remunerados. “Mesmo nesses lugares os clientes ficam esperando por atendimento mais tempo que o previsto em legislação. E o cliente tem o direito de ser atendido por um bancário, ninguém é obrigado a utilizar as máquinas. Essa campanha reforça uma outra do Sindicato, de caráter permanente, cujo slogan é Mais Bancários e Menos Filas”, disse o diretor de Imprensa e Comunicação do Sindicato, Idelmar Casagrande.