Saúde Caixa: Assistência médica precária no interior de Pernambuco

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco constatou problemas no atendimento médico para os associados do Saúde Caixa no interior de Pernambuco. Em Araripina e em Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, por exemplo, faltam médicos e clínica credenciadas. Significa que o bancários e seus dependentes têm que se deslocar para centro maiores, como Caruaru, Petrolina ou Recife, quando necessitam de assistência médico-hospitalar. O problema foi constatado pelo diretor Francisco Luiz, em recente visita à área.

O Sindicato procurou a Gipes – área da gerência de pessoal encarregada do Saúde Caixa e consultores do plano. Eles reconhecem que o problema é antigo e se extende a todo o interior, particularmente nas pequenas cidades. Alegam duas razões que dificultam a solução: 1) faltam profissionais e clínicas médicas no interior; 2) quando existem, quase sempre não estão aptos a cumprirem as exigências legais para o credenciamento.

A explicação é de que, por tratar-se de empresa pública, a Caixa tem que cumprir uma série de requisitos legais a que não se obriga o setor privado.

Segundo Jaqueline Mello, secretária-Geral do Sindicato e representante do Nordeste na Executiva Nacional dos Empregados, a Caixa assegurou que tem incentivado os responsáveis pelo setor de Recursos Humanos em cada unidade a buscarem suprir tais dificuldades, pesquisando novos profissionais e clínicas e orientando-os a se adequarem às normas legais de credenciamento. “O Sindicato vai continuar cobrando, mas, também, cabe ao associado reivindicar, de forma pernamente, o seu direito de consumidor”, afirma Jaqueline.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram