Os delegados sindicais são fundamentais para os locais de trabalho. Cada unidade deve ter um representante eleito que participe dos fóruns sindicais, leve informações do movimento sindical ao local de trabalho e comunique ao Sindicato os problemas enfrentados pelos trabalhadores. As inscrições para delegados sindicais da Caixa começaram no dia 28 de abril e seguem até 9 de maio. A eleição está marcada para ser realizada entre 15 e 30 de maio.
“É de forma coletiva e organizada que os trabalhadores historicamente têm lutado para melhorar as condições de saúde e trabalho em suas unidades”, destaca Laércio Rosa da Silva, dirigente da Fetec CUT/SP. “O delegado sindical tem papel primordial na luta: cabe a ele incentivar no local de trabalho a participação dos trabalhadores nas atividades, plenárias, assembléias e greves da categoria.”
Para ser candidato é necessário ser sindicalizado, mas a associação pode ser feita no ato de inscrição para a eleição. Todos os bancários lotados na unidade têm direito a voto, sindicalizados ou não.
Os bancários que quiserem uma das vagas para delegado sindical devem preencher a ficha de inscrição, assiná-la e entregá-la ao representante do Sindicato que visita o local de trabalho no dia-a-dia. Também podem ir pessoalmente a uma das regionais.