O emblemático prédio do Banco Real na Avenida Paulista, em São Paulo, tem novo dono. O Banco Santander, que adquiriu o banco holandês, acertou a venda do imóvel para a empresa de gestão de investimentos imobiliários Brazilian Capital, por cerca de R$ 250 milhões, segundo a Agência Estado.
A empresa pertence ao grupo Brazilian Finance & Real State, que tem entre seus principais acionistas o bilionário americano Sam Zell (também acionista no Brasil das construtoras Gafisa e Tenda, entre outras empresas).
O imóvel foi colocado à venda porque as operações que funcionavam no prédio foram todas transferidas para a nova sede do Santander em São Paulo, no antigo “esqueleto” da Eletropaulo, na Marginal do Pinheiros. A venda estava à cargo da Cushman & Wakefield, e foi feita em sistema de leilão, com as empresas interessadas apresentando suas propostas.
O Santander comprou o prédio da Eletropaulo em junho de 2008, por R$ 1,06 bilhão. Desde então, o imóvel, que ficou abandonado por vários anos e foi um símbolo do desperdício do dinheiro público, foi totalmente recuperado e adaptado para receber as operações do banco espanhol.
O prédio do Real na Paulista está em um terreno com mais de 7 mil metros quadrados. Conta com 12 andares, além de cinco subsolos, térreo, dois mezaninos e mais 12 andares. Tem ainda uma cobertura com heliponto.
O imóvel é bastante conhecido dos paulistanos por causa de suas decorações natalinas. Foi um dos primeiros a investir nisso. Hoje, a decoração de Natal dos bancos e outros edifícios da avenida acabou virando uma atração turística.