Santander se nega a estender abono no dia do aniversário para todos

O Santander frustrou a expectativa da Contraf-CUT, federações e sindicatos ao negar a extensão de um dia de folga no aniversário para todos os funcionários do banco em todo país. A negativa ocorreu na última quarta-feira (27), durante reunião específica sobre condições de trabalho nas agências, em São Paulo.

No Rio de Janeiro, uma superintendência regional divulgou amplamente o benefício, que pode ser inclusive usufruído na sexta ou segunda-feira, quando o dia natalício cai em fim de semana ou feriado.

O banco reconheceu que o “day off” já existe em agências e áreas administrativas, como no Rio e parte do Nordeste, mas disse que cada gestor tem autonomia para concedê-lo ou não e definir a forma de gozo. Em São Paulo, esse abono também é concedido em diversas agências.

Outros bancos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, negociaram com as entidades sindicais e concedem o abono-assiduidade de cinco dias úteis por ano para cada funcionário, uma vez que o ano possui 365 dias e o trabalhador com salário mensal só recebe o pagamento de 360 dias. Esse direito existia também no Banespa e no Meridional do Brasil, que foram adquiridos pelo Santander.

Os representantes dos trabalhadores criticaram a postura do banco espanhol. “Com essa tremenda injustiça e discriminação, o Santander está rasgando a propaganda do banco do juntos, pois o que se observa é o banco de alguns”, disparou o funcionário do Santander e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.

“Queremos respeito e igualdade de tratamento para todos, pois cada funcionário contribui para os resultados do banco”, defendeu o dirigente sindical.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram