Santander não comparece à reunião no STRE sobre demissões na Bahia

O Santander utilizou mais uma manobra na Bahia para fugir do debate sobre as demissões feitas em dezembro. Além de não comparecer à reunião marcada pela esta sexta-feira (11), às 10h, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o banco tentou plantar uma falsa audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região, em Nazaré.

O compromisso no MTE estava marcado há mais de uma semana. Mesmo assim, os representantes do banco espanhol não apareceram, confirmando o desrespeito com os trabalhadores brasileiros.

O objetivo do encontro era sanar as causas pendentes entre as partes e cobrar do Santander explicações sobre os desligamentos, já que a instituição financeira não passa por crise no Brasil. Muito pelo contrário, o lucro é alto. Para se ter ideia, entre janeiro e setembro de 2012, a lucratividade líquida foi de quase R$ 5 bilhões.

“O Santander tentou forjar uma audiência no TRT no mesmo dia e horário do encontro no MTE. Tudo isso para ganhar tempo. O próprio banco enviou e-mail avisando. Portanto, a convocação é ilegal”, denuncia o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade.

Uma nova audiência foi agendada para o dia 22 de janeiro, na Superintendência. Para o movimento sindical, a ausência do Santander é mais uma manobra para se esquivar da discussão.

A empresa já protelou a reintegração dos bancários para a próxima quarta-feira (16), quase um mês após a liminar concedida pelo TRT que obriga o retorno dos 31 funcionários demitidos na Bahia desde o dia 22 de novembro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram