O Banco Santander informou nesta segunda-feira, dia 21, em Madri, que lançará na Bolsa 16,21% de sua filial brasileira em um valor que vai oscilar entre 4,34 bilhões de euros (US$ 6,4 bilhões ou R$ 11,5 bilhões) e 4,93 bilhões de euros (US$ 7,2 bilhões ou R$ 13 bilhões).
A operação será realizada no dia 7 de outubro em Nova York e no dia seguinte na Bolsa de São Paulo.
Trata-se de uma oferta de units ou certificados de depósito e se estima que o preço de cada um ficará entre R$ 20 e R$ 25, segundo o folheto da operação, registrado na Comissão de Valores Mobiliários.
As novas ações de Santander Brasil serão cotadas também na Bolsa de Nova York, em forma de ADRs (American Depositary Receipt), o instrumento que as empresas estrangeiras precisam para inscrever suas ações na Bolsa americana.
A oferta deve dar mais peso ao gigante bancário espanhol na competição com rivais maiores na maior economia da América Latina. O Santander informou que gastará a maior parte da receita da operação na abertura de 600 agências no Brasil até 2013, ampliando sua rede em quase um terço.
A oferta inclui uma opção de “green shoe” (colocação de um lote adicional, caso a demanda justifique) para os bancos de investimento que estão coordenando a venda dos papéis. Excluindo o “green shoe”, o porcentual de ações em circulação (“free float”) depois da oferta será de 15,6%, segundo o comunicado do banco.
Maior banco da zona do euro em valor de mercado, o Santander já tem forte presença no Brasil, comandando uma participação de mercado de 10,2%, em termos de ativos. Em 2007, o Santander integrou o consórcio que comprou o holandês ABN Amro. Pelo acordo, o banco espanhol assumiu o controle do Banco Real, a operação brasileira do ABN Amro, que hoje faz parte de sua divisão de varejo.
A operação levará o Santander Brasil a uma capitalização de mercado de entre 31 bilhões de euros (US$ 45,44 bilhões) e 35 bilhões de euros (US$ 51,30 bilhões), colocando a unidade brasileira entre os 30 maiores bancos do mundo nesses termos. Por valor de mercado, o Santander Brasil deverá igualar-se a seus concorrentes estrangeiros como o Deutsche Bank e o Société Générale.
O valor representa mais de um terço da capitalização de mercado total do Santander, atualmente em 89,3 bilhões de euros (cerca de US$ 130,90 bilhões).
No Brasil, o Santander tem uma rede de 2.091 agências e 1.521 postos de serviço em instalações de clientes corporativos. O banco tem 21 milhões de clientes no país. As informações são da Dow Jones.