Cinco campanhas publicitárias do Grupo Santander Brasil serão veiculadas até o final de dezembro, encerrando um ciclo iniciado em março, com a campanha da interoperabilidade, considerada o marco zero da integração dos bancos Santander e Real. Enquanto isso, os bancários cobram garantia de emprego no processo de fusão, manutenção dos incentivos para aposentadoria e retomada do centro de realocação para evitar demissões e abrir vagas.
O emprego está em discussão nas negociações do aditivo do Santander à convenção coletiva de trabalho. Na última rodada, ocorrida no dia 8, o banco concordou com a manutenção da licença remunerada pré-aposentadoria (pijama) e do abono indenizatório até 31.08.2010. A Contraf-CUT, as entidades sindicais e a Afubesp reivindicaram valores atraentes para o abono, o que ficou de ser reavaliado pelo banco. Nova rodada ficou de ser realizada nesta semana.
O centro de realocação, que já remanejou mais de 500 funcionários dos centros administrativos para a rede de agências, será retomado pelo Santander. A garantia de emprego, no entanto, não foi aceita pelo banco. “Nos últimos 12 meses, entre setembro de 2008 e o mesmo mês de 2009, houve o fechamento de 2.301 postos de trabalho, o que é inaceitável para uma empresa que obtém lucros fabulosos no Brasil e gasta milhões de reais em propaganda”, afirma o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
Mais gastos em marketing
Conforme a imprensa, duas novas campanhas estrearam no domingo, dia 13. A primeira é o grande destaque do final do ano. Trata-se do lançamento do Santander Van Gogh, novo segmento de alta renda do banco. O filme de 45 segundos mostra, num tom de novidade, os principais benefícios e diferencias do serviço por meio de depoimentos de clientes que já experimentaram o conceito Van Gogh.
O plano de mídia inclui tevês abertas e por assinatura, cinema e anúncio de página dupla nas principais revistas, além de forte exposição na internet.
Já a campanha de Natal é baseada no tema do projeto do Grupo, Juntos por uma vida melhor. As peças trabalharão atitudes que todos podem ter durante o ano em busca de uma vida melhor.
Os Papais Noéis símbolos dessa ação, criados pelo artista Juarez Fagundes, serão usados nas peças, que incluem anúncios em jornais e revistas, spots em rádio e um filme de 30 segundos. Na mídia online, haverá banners com links para o site do projeto: www.juntosporumavidamelhor.com.br.
Ainda segundo a imprensa, na semana passada começou a ser veiculada a campanha de crédito imobiliário. São anúncios em revistas e jornais, peças em sites e um filme de 30 segundos para televisão. A idéia é levar para o público um novo olhar sobre o financiamento para a casa própria e mostrar que o Banco está junto ao cliente em todas as etapas da realização desta conquista, com conhecimento e experiência para levar segurança aos clientes nesse momento.
As peças têm duas abordagens: uma institucional, que fala da relação de parceria entre todos na cadeia envolvida no negócio, e outras de orientação, respondendo a dúvidas comuns sobre o financiamento e suas etapas.
“Campanhas de mídia só ajudam a melhorar a imagem no mercado, se o banco respeitar o emprego e os direitos dos seus funcionários e aposentados, e se tomar medidas efetivas para melhorar o atendimento aos seus clientes”, destaca o dirigente sindical.