(São Paulo) O Banco Central divulgou a lista das instituições financeiras que mais receberam reclamações dos clientes no mês de dezembro. Com sua política irresponsável de demissões, o Santander Banespa foi o grande destaque negativo de 2006: liderou o ranking por oito meses e apareceu na lista em todos os meses. Outra instituição muito presente na listagem – durante onze meses – foi o Real ABN, que apareceu no topo da relação no último mês do ano.
O Unibanco, que investiu muito em propaganda e quase nada para melhorar o atendimento a seus clientes, freqüentou o ranking dos cinco piores durante nove meses. A Nossa Caixa, com a falta de estrutura e suspensão das contratações, também foi destaque em reclamações. O Itaú esteve presente na lista em cinco meses.
De acordo com o Banco Central, as queixas mais freqüentes foram referentes ao atendimento, fornecimento de documentos, prazos não cumpridos e informações incorretas. O Sindicato tem insistido que grande parte das reclamações são conseqüência das condições inadequadas de trabalho e a falta de funcionários nas agências e departamentos.
“A liderança do Santander Banespa é fruto da política de demissão, de forte pressão pelo cumprimento de metas, o que faz com que o funcionário, na ansiedade de cumpri-las, faça cair a qualidade do atendimento”, afirma a funcionária do banco e diretora do Sindicato de São Paulo Rita Berlofa.
Fonte: Danilo Pretti Di Giorgi – Seeb SP