Santander Banespa lidera ranking de reclama‡äes no BC

(São Paulo) O atendimento oferecido pelos bancos lidera o ranking de reclamações de clientes registradas no Banco Central, no mês de setembro. Foram 469 queixas sobre serviços prestados pelas intuições financeiras. Essa situação reforça a necessidade dos bancos investirem na melhoria do atendimento, que só terá um salto de qualidade com a contratação de mais de mais bancários.

O Santander Banespa é primeiro colocado na lista de descontentamento. A cada 100 mil clientes do banco, 5,21 registraram algum tipo de reclamação, em seguida está o ABN Real, que acumula 3,23 queixas, o Unibanco 3,13, a  Nossa Caixa, 2,01, e o Itaú 1,71. O número de reclamações no Banco Central dobrou nos oito primeiros meses deste ano, as queixas sobre atendimento subiram 214% no período. 

"Os lucros acumulados pelos bancos e a arrecadação de tarifas, cujos recursos deveriam no mínimo ser revertidos em benefício dos clientes, são mais do que suficientes para que os bancos invistam em atendimento”, disse o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.

Desde a década de 80 o setor desempregou metade do seu quadro de funcionários: eram 800 mil os bancários em 1984; somam, hoje, pouco mais de 400 mil. O número de contas correntes, por outro lado, mais que dobrou. Eram 44 milhões em 1994 e já ultrapassavam os 95 milhões em 2005, perfazendo 236 contas por bancário. Uma década atrás cada um podia cuidar, com atenção, de 67 contas correntes.

Pesquisa
De acordo com a agência Panorama Brasil, uma pesquisa desenvolvida pela TNS Intersciense, e encomendada pela própria Fenaban, destaca que 71% dos entrevistados querem rapidez e eficiência no atendimento. Só que 26% se disseram descontentes, pois esperam, em média, de 15 a 30 minutos, na fila. Já 18% disseram esperar mais do que 30 minutos.

“O Sindicato insiste na necessidade da ampliação do número de funcionários nas agências bancárias, que além de diminuir a pressão sobre os trabalhadores, reduziria as filas, a superlotação nas agências”, disse Marcolino.

Fonte: Elisângela Cordeiro – Seeb SP

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