Santander abre finalmente inscrições ao auxílio-educação a partir desta segunda

Valeu a pressão dos bancários e das entidades sindicais. O Santander, finalmente, decidiu abrir inscrições para as bolsas de estudo de 2009. O banco anunciou que vai disponibilizar na intranet o formulário para obter o auxílio a partir desta segunda-feira, dia 16, até o dia 26.

“O banco estava devendo a abertura de inscrições ao auxílio-educação e cobramos quase diariamente para fosse liberado. Teve bancários que foram obrigados a se matricular, para não perder a vaga na universidade, e apelaram para empréstimos e o cheque especial”, lembra o diretor do Sindicato dos bancários de Porto Alegre e região (SindBancários) e da Afubesp, Ademir Wiederkehr.

Mais bolsas e com teto maior

Graças as negociações entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) e representantes do Santander, foram conquistadas melhorias no auxíio. O banco concordou com a ampliação de 1 mil para 1.250 bolsas a serem concedidas aos trabalhadores com mais de quatro meses de empresa. Serão beneficiados os que frequentam cursos afins e de primeira graduação.

O valor do custeio é de 50% da mensalidade, mas o teto que era de R$ 300 aumentou para R$ 330.

Negociação nesta sexta

Os representantes dos bancários e do Santander voltam a se reunir nesta sexta-feira, dia 13, às 16h, para mais uma rodada de negociações sobre os acordos aditivos à Convenção Coletiva dos trabalhadores do Santander e do Real. Os debates estavam suspensos desde o dia 22 de janeiro.

Participam da negociação o diretor do SindBancários e da Afubesp, Ademir Wiederkehr, e o dirigente do Sindicato e da Contraf-CUT, Paulo Stekel.

“Estávamos discutindo também alternativas para evitar demissões em virtude da fusão com o Real. Mas o Santander não parou com as dispensas enquanto estávamos negociando e o diálogo foi interrompido. Agora, quase dois meses depois, vamos retomar os debates e esperamos fechar, já nesta sexta, os acordos aditivos”, diz Rita Berlofa, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e coordenadora da mesa de negociações.

Licença remunerada pré-aposentadoria

Entre as reivindicações dos bancários para o aditivo está a licença-remunerada pré-aposentadoria, denominada carinhosamente pelos bancários de “pijama”. A ideia é oferecer benefícios para que o funcionário que está há doze meses da aposentadoria se afaste do trabalho, sem perder direitos.

Incentivo à aposentadoria

Outra reivindicação é o incentivo à aposentadoria para os trabalhadores que já estão aposentados pelo INSS ou que reúnem condições para isso, mas continuam na ativa. “Na reunião, vamos fechar os termos desses acordos que são alternativas para evitar demissões propostas pelos bancários. Outra reivindicação neste sentido que já está em pratica é o Centro de Realocação”, diz Rita Berlofa.

Os bancários também vão cobrar melhoria nos valores da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). “Vamos de novo discutir isso com o banco, que tem condições de distribuir melhor o lucro e valorizar os bancários, que são os verdadeiros responsáveis pelo ótimo desempenho do grupo”, finaliza Rita.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram