(Curitiba) A reunião entre a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Paraná (Fetec CUT-PR) e a Ocepar foi remarcada, a pedido do Sindicato e Organização das Cooperativas de Crédito (Ocepar), para o dia 14 de agosto, às 10h, em sua sede em Curitiba.
"Após a Conferência Nacional, a Contraf-CUT reforçou que pretende participar de todas as contratações do ramo financeiro e certamente estará presente nas negociações do dia 14", afirma Gilberto Gedeão Soares, secretário de Saúde da Fetec PR.
No dia 1º de agosto, a Fetec PR protocolou ofício requerendo o agendamento desta reunião para debater a Convenção Coletiva estadual dos trabalhadores das cooperativas de crédito. A intenção é que neste encontro as partes estabeleçam um calendário de negociações e façam com que elas avancem antes da nova audiência com o Ministério Público do Trabalho, marcada para o dia 24 de agosto.
Reivindicações
Após receber a Minuta de reivindicação dos trabalhadores de cooperativas de crédito, a Ocepar acenou aos representantes dos trabalhadores que as negociações iriam avançar. Os Sindicatos estão reivindicando a atualização da Convenção de 1997/1998, de modo a repor as perdas inflacionárias e a volta dos tíquetes alimentação e refeição. A resposta dos patrões estava sendo esperada para o dia 20 de julho, em audiência na sede da Procuradoria do Trabalho em Curitiba. Porém, a Ocepar não apresentou proposta de atualização da Convenção, afirmando que não teve tempo hábil para deliberar sobre a minuta.
A estratégia da Fetec PR tem se desenvolvido no sentido de conseguir um acordo antes mesmo da mediação do Ministério Público. "Até o dia 24 estamos engessados pois é a data limite para que as negociações sejam concluídas. A partir disso, não há mais o que esperar, a campanha terá que ir para as ruas", conclui Gilberto Gedeão Soares.
Fonte: Patrícia Meyer – Fetec PR