Realizada a IV Conferência Regional dos Bancários do Pará e Amapá

Bancários e bancárias do Pará e Amapá participaram neste sábado (27), no auditório da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA), da quarta edição da Conferência Regional da categoria organizada pelo Sindicato. 165 bancários e bancárias se pré-inscreveram ao evento e 95 garantiram credenciamento.

Os participantes vindos do Amapá e dos municípios paraenses onde foram realizadas as pré-conferências hospedaram-se no Alojamento Bancário e elogiaram a qualidade dessa nova conquista da categoria. Os primeiros hospedes do alojamento foram recebidos pelo Sindicato com um café da manhã, servido no Café Bancário antes da Conferência.

A atividade iniciou por volta das 10h com uma mesa de saudação composta por Alberto Cunha, presidente do Sindicato; Neemias Rodrigues, vice-presidente da Contraf-CUT; Rosalina Amorim, diretora do Sindicato e da Contraf; Sérgio Trindade, vice-presidente da Fetec-CN; Samuel Bastos, diretor do Sindicato e diretor de comunicação da CUT Amapá; e Miriam Andrade, atual presidente da CUT Pará.

As falas dos membros da mesa de abertura reforçaram a necessidade de se trabalhar para a construção de uma Campanha Nacional forte e unificada, sendo este o melhor caminho para a vitória dos trabalhadores. Em seguida, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno da IV Conferência, dando-se início aos trabalhos.

Conjuntura – O primeiro painel do evento discutiu a atual conjuntura e a crise financeira mundial. Os palestrantes foram Roberto Sena, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese – PA); e Neemias Rodrigues, pela Contraf-CUT. O debate alertou que apesar de o cenário atual demonstrar um tímido enfraquecimento da crise econômica mundial, esta influenciará sobremaneira nas mesas de negociações salariais da categoria bancária e demais categorias, o que reforça mais ainda a necessidade de unificação e mobilização dos bancários para garantia de novas conquistas.

Painéis temáticos – Após o intervalo do almoço, os trabalhos da IV Conferência foram retomados com um painel que abordou os seguintes temas: Segurança Bancária, apresentado por Sandro Mattos (diretor do Sindicato e bancário do Unibanco/Itaú); Saúde e Condições de trabalho, com exposição de Érica Fabíola (diretora do Sindicato e funcionária do Banpará); Previdência Complementar, apresentado por Maria Gaia (diretora do Sindicato e empregada da Caixa Econômica); Emprego e Remuneração, tema trabalhado por Rosalina Amorim (diretora do Sindicato e da Contraf e funcionária do Banco do Brasil) e Estratégia e Mobilização para a Campanha Nacional 2009, exposto por José Marcos Araújo (diretor do Sindicato e bancário do BB).

“Esses eixos debatidos são fundamentais para avançarmos rumo a uma pauta nacional unificada que lute efetivamente pela melhoria das condições de trabalho e de vida do profissional bancário e também das condições de atendimento à população dentro das agências”, destaca Neemias Rodrigues, vice-presidente da Contraf-CUT.

Eleição de delegados (as) – Ao final da Conferência, a plenária final elegeu a delegação que participará da 11ª Conferência Nacional dos Bancários que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de julho, em São Paulo, e definirá a pauta de reivindicações da categoria para a Campanha Nacional 2009. Além de delegados e suplentes, também foram eleitos observadores à Conferência Nacional. Os eleitos foram os seguintes:

Delegados(as)

Andretti Lemos (Banco do Brasil – Marabá)
Alan Rodrigues (Caixa Econômica)
Cristina Quadros (Banpará)
Heládia Carvalho (Bradesco)
Maria Gaia (Caixa Econômica)
Marlon George (Banco da Amazônia)
Odinéa Gonçalves (Banpará)
Rosalina Amorim (Banco do Brasil)
Samuel Bastos (Banco do Brasil – Macapá)
Sandro Mattos (Unibanco/Itaú)
Sérgio Trindade (Banco da Amazônia)

*O presidente do Sindicato, Alberto Cunha (Banco do Brasil), por ser membro do Comando Nacional é delegado nato à Conferência Nacional.

Suplentes

Chaiene Monteiro (Banco da Amazônia – Santarém)
Cristiano Moreno (Banco da Amazônia)
Érica Fabíola (Banpará)
Luís Carlos Amaral (Banpará)

“Acredito que a nossa IV Conferência Regional promoveu um rico debate de idéias e apresentou propostas que contribuem para o fortalecimento da Campanha Nacional dos Bancários 2009 e para a unidade da categoria, e isso se refletiu, inclusive, na composição da delegação do Pará e Amapá que participará da Conferência Nacional”, ressalta Alberto Cunha, presidente do Sindicato.

A atividade encerrou com a diplomação dos novos delegados e delegadas sindicais eleitos para o período 2009-2010 e com uma confraternização entre os participantes no Café Bancário.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram