(Belém) Na manhã de ontem (21/12), por volta das 11h, o posto do Banco Real localizado no prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), no bairro do Umarizal, em Belém, foi assaltado por quatro homens e uma mulher. Os bandidos levaram R$ 22.544 que estavam distribuídos no caixa e no terminal eletrônico, além de R$ 800 de uma cliente, celulares, relógios e outros objetos de valor.
Um dos assaltantes usava a farda da Polícia Militar e ao identificar-se como membro da corporação policial, conseguiu entrar no posto rendendo o segurança. Um casal, disfarçado de clientes, que já estava dentro das dependências do posto, anunciou o assalto. Três dos assaltantes roubaram os clientes e bancários. Um quarto assaltante, que segundo testemunhas aparentava ser o líder do grupo rendeu uma funcionária e a obrigou a abrir a gaveta do caixa.
A diretoria de Saúde do Seeb-PA/AP entrou em contato com a gerência da agência à qual o posto está vinculado cobrando as providências previstas no acordo coletivo, que estabelece atendimento médico aos bancários vitimados de assalto, bem como cobrou a emissão da Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT), prevista pela legislação vigente.
Esta semana o Sindicato iniciou um levantamento junto às agências e postos bancários sobre a instalação dos equipamentos de segurança previstos pela legislação federal e municipal, entre estes o circuito interno de televisão e portas de segurança, instrumentos inibidores da ação dos bandidos, que colocam em risco a vida de clientes e bancários. As agências e postos que não estiverem adequadas conforme o previsto na lei serão objeto de denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho.
Fonte: Seeb PA/AP