Quadrilha faz motorista refém e explode agência do BB na Serra gaúcha

Uma agência do Banco do Brasil foi assaltada no início da madrugada desta sexta-feira (28) em Jaquirana, na Serra gaúcha. De acordo com a Brigada Militar (BM), cinco homens encapuzados e armados chegaram ao BB por volta da 1h em um Nissan Tiida. Os assaltantes usaram explosivos para arrombar dois caixas eletrônicos e chegar ao cofre central do banco.

De acordo com um soldado da BM, os criminosos atiraram nos postes de luz que ficam próximos à agência para tirar a claridade do local, que fica na Rua da Pátria, no Centro. O titular da delegacia de Jaquirana, Flademir Paulino de Andrade, afirmou que dois assaltantes ficaram do lado de fora enquanto três comparsas realizavam a explosão.

Durante a ocorrência apenas um policial militar (PM) esteve no local. Ele não trocou tiros com os assaltantes devido ao armamento pesado da quadrilha. Mesmo em maior número, os criminosos usaram um refém para fugir. Um homem de 33 anos, que conduzia um carro vermelho na companhia da esposa e do filho pequeno, foi abordado e utilizado como escudo humano.

Os criminosos ainda abriram o teto solar do Nissan Tiida e colocaram a vítima com metade do corpo para fora, com a intenção de evitar que o PM efetuasse disparos.

A quadrilha liberou o refém minutos depois de deixar o local do crime. O homem foi deixado sem ferimentos na entrada da cidade de Jaquirana, na ERS 110, que faz ligação com o município de São Francisco de Paula.

Carro encontrado

Na manhã desta sexta-feira, o delegado Flademir Paulino de Andrade recebeu a informação de que o carro utilizado pela quadrilha foi encontrado a quatro quilômetros do local do crime. “Já temos essa notícia e vamos atrás disso. Provavelmente, eles tinham outro carro que ainda não temos a identificação”, explicou.

Andrade disse que a agência do Banco do Brasil possui câmeras de monitoramento. “Teremos ainda esse material, que será passado ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) pelo gerente”, acrescentou.

Dezenove ataques em 2012

Esse é o 19º ataque a bancos com explosivos neste ano e o quarto no mês de setembro. Os outros casos foram em Fagundes Varela, Nova Bassano e Tio Hugo. Em agosto, Picada Café, Torres e São Francisco de Paula. Em julho, Feliz e Bento Gonçalves. Em maio e junho não houve registro de assaltos a bancos com explosivos.

Em abril, uma tentativa frustrada foi registrada em Uruguaiana e duas tiveram êxito nas cidades de Dom Feliciano e Tapes. O mês de março foi o de maior número de explosões de caixas eletrônicos, com seis agências – duas em Canoas, Caxias do Sul, Santa Maria, Sapucaia do Sul e Ipê. No começo de 2012, o crime ocorreu em Triunfo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram