Uma quadrilha assaltou a agência do Banco do Brasil de Barra do Ribeiro, no interior do Rio Grande do Sul, na madrugada desta sexta-feira, dia 7. Na fuga, o bando feriu um brigadiano a tiros. Ele está internado no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre.
De acordo com a Brigada Militar, os bandidos teriam atirado contra os vidros da agência e, em seguida, rendido o vigilante que estava de plantão no local. Depois, explodiram o cofre do banco para levar o dinheiro.
Quando deixavam a agência, os homens foram surpreendidos por uma viatura da BM que estava na frente do banco. Houve troca de tiros e um policial foi ferido no braço. Ele passa por uma cirurgia no HPS da Capital.
Os criminosos fugiram em um veículo Astra de cor prata, levando o dinheiro do assalto. Eles escaparam por estradas vicinais, em direção à cidade de Sertão Santana. Na entrada do município, houve nova troca de tiros e duas viaturas tiveram os pneus furados por miguelitos.
Oito ataques desde janeiro
Na quinta-feira, o titular da delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Juliano Ferreira, disse que em pelo menos seis ataques houve a utilização de explosivo. A preparação do material é idêntica em todos os casos.
A quadrilha agiu da mesma forma todas as vezes, sempre com pelo menos quatro integrantes e ainda usa o mesmo tipo de arma. Antes de Barra do Ribeiro, o último ataque havia sido registrado na quinta, ao Banco do Brasil em Palmares do Sul.
A mesma quadrilha teria explodido bancos em Dom Feliciano, Dois Lajeados, Sertão Santana e Igrejinha, além de parte de supermercado no mesmo município, e é suspeita de atacar carro-forte em Tapes.
A organização da quadrilha desafia a polícia, que admite dificuldades para identificar os criminosos. Até mesmo a Polícia Federal decidiu auxiliar.
Estatística do Medo – Maio de 2010
Dia 3: Bradesco – Farroupilha: assalto
Dia 4: Itaú – Porto Alegre (Agência Menino Deus): tentativa de arrombamento
Dia 5: Banco do Brasil – Palmares do Sul: arrombamento com explosivo
Dia 5: Sicredi – Capão Bonito – assalto
Dia 7: Banco do Brasil – Barra do Ribeiro: arrombamento com explosivo