Numa ação rápida e audaciosa, seis homens armados invadiram a agência do Itaú, na Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte, na zona norte de Recife, quando o expediente bancário já havia terminado. Os ladrões quebraram a porta giratória com o cabo de uma metralhadora, renderam os vigilantes e roubaram o dinheiro que estava nos caixas. O grupo, que vestia fardamento de uma rede de supermercado, foi visto fugindo a pé.
Além do dinheiro, eles também levaram celulares de alguns funcionários e duas pistolas dos vigilantes. No momento, não havia mais clientes no local. Nenhum funcionário nem os vigilantes se feriram. Apenas um dos assaltantes teria cortado a mão nos estilhaços do vidro da porta de segurança.
Agentes da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto estiveram no local logo após a ocorrência e descobriram que a quadrilha foi a mesma que na semana passada praticou o assalto a agência do Banco do Brasil, em Olinda. Um dos homens envolvido no esquema foi reconhecido por um dos vigilantes através das imagens do circuito interno de segurança.
“Já prendemos um dos bandidos do grupo e estamos trabalhando para pegar o restante até o fim dessa semana”, informou a delegada Patrícia Soledade. Segundo ela, além do reconhecimento visual, outro forte indício de que o assalto foi cometido pelo mesmo grupo por conta da maneira de agir da quadrilha. “Eles são conhecidos e já têm passagem pela polícia e em presídios do estado”, acrescentou.
Um dos suspeitos de envolvimento com o assalto a agência do Banco do Brasil em Olinda, Gleison Kleber da Silva, 29 anos, foi preso no bairro de Caixa DÁgua, também em Olinda, na sexta-feira passada. Ele foi reconhecido pelas testemunhas e seguranças da agência bancária.
Segundo a delegada Patrícia Soledade, a quadrilha teria organizado um total de quatro assaltos a banco no estado este ano, e estaria envolvida em outros tipos de crime, como tráfico de drogas e armas. “Eles são bem articulados. Parte do grupo entra na agência, enquanto o restante do bando fica do lado de fora dando cobertura ao crime”, comentou a delegada de Roubos e Furtos.
Embora não tenha ocorrido troca de tiros entre bandidos e vigilantes como normalmente acontece em casos semelhantes, o assalto ocorrido no Itaú chamou a atenção de quem passava pela movimentada Avenida 17 de Agosto. O trânsito chegou a ficar congestionado nas imediações da agência.
As pessoas curiosas perguntavam o que havia acontecido. Mesmo com a ocorrência, o serviço de autoatendimento da agência do Itaú ficou funcionando normalmente.