Manifestação contra demissões de cipeira e funcionários do banco
Os cerca de 2 mil trabalhadores do Telebanco Santa Cecília do Bradesco uniram-se a representantes do Sindicato dos Bancários de São Paulo na manhã de terça-feira 15 em protesto contra as demissões de uma cipeira e funcionários antigos.
Os bancários atrasaram o início dos trabalhos em solidariedade aos ex-colegas de banco e receberam a edição da Folha Bancária desta terça.
O diretor do Sindicato, Marcos Amaral, o Marquinhos, afirma que o Sindicato já tomou as providências jurídicas sobre a demissão irregular da cipeira. “Sobre os outros trabalhadores dispensados, o Sindicato está à disposição de todos com amparo da Secretaria Jurídica e também de Saúde, nos casos de funcionários que podem estar com problemas de saúde causados por conta de esforços repetitivos, problemas psicológicos por causa da pressão, entre outras dificuldades.”
A cipeira demitida havia sido escolhida pelos trabalhadores para representá-los na Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Outros funcionários tinham 10 anos de casa e, ao invés da valorização pelo tempo dedicado à instituição financeira, foram dispensados do Telebanco.
Marquinhos lembra que no fim da década de 1990 os funcionários do Telebanco eram terceirizados e a situação foi revertida. “Na época, a luta do Sindicato foi grande e conquistamos o enquadramento dos trabalhadores na categoria, garantindo os mesmos direitos e conquistas. Diante deste novo problema, a entidade permanecerá ao lado dos bancários dando apoio e toda a assessoria possível”, conclui o dirigente.