(São Paulo) Os bancários promoveram nesta terça-feira, dia 18, um protesto em frente à Câmara Municipal de São Paulo contra o projeto de lei 575/1997, de autoria do vereador Dalton Silvano (PSDB), que proíbe a porta de segurança em agências bancárias.
No ato, os trabalhadores encenaram uma peça que mostra uma agência com o equipamento. Na cena, bandidos tentavam entrar armados no banco, mas eram impedidos pela porta. Os ladrões estavam quase desistindo quando o vereador chega e faz a alegria dos assaltantes proibindo o dispositivo.
A população que passava em frente a Câmara Municipal parou para ver o ato. O aposentado Antonio Serafim opinou sobre a medida do vereador Dalton Silvano (PSDB): “eu acho que com esse projeto a segurança vai piorar”. Perguntando se ficava constrangido ao ser barrado na porta giratória disse: “se o equipamento é para minha segurança tem que existir. Esse vereador tem que tirar o sorriso da cara e fazer projeto para melhorar a vida do povo”, afirmou, ao ver a foto do tucano responsável pela lei.
O líder comunitário José Gonçalves, 63, afirmou que a melhor maneira de acabar com o constrangimento é educar o vigilante. “Muitas vezes os próprios seguranças agem de uma forma discriminatória”, completa. O aposentado ainda manda um recado para os vereadores que não tiveram noção da verdadeira conseqüência do projeto. “Antes de serem aprovados, os projetos devem passar por uma audiência pública”, aconselha.
Fonte: Carlos Fernandes – Seeb SP