(São Paulo) Os bancários das agências Tucuruvi e Central do Santander Banespa, de São Paulo, participaram, nesta quinta-feira, dia 31, de protesto contra o assédio moral, pressão de metas abusivas e fraude no ponto-eletrônico. As manifestações ocorrem em virtude de diversas denúncias dos bancários ao Sindicato.
“Os bancários não suportam mais a pressão das metas abusivas. Além disso, muitos gestores estão desrespeitando, acordo firmado entre o Sindicato de São Paulo e o banco, cobrando cumprimento de metas dos caixas.”, afirma o diretor do Sindicato Camilo Fernandes. “O fim do assédio moral e das metas abusivas estão entre as prioridades da campanha nacional unificada”.
É grande também o número de funcionários que são obrigados a passar o ponto-eletrônico registrando o início e o término do horário de trabalho, mas que apesar disso continuam trabalhando antes e depois do expediente. “A fraude no ponto-eletrônico, além de prejudicar os bancários que não têm as horas extras remuneradas, podem provocar problemas futuros, como por exemplo, um acidente de trabalho não reconhecido”, previne Camilo.
Humilhações
Camilo diz também que por conta da transferência das contas públicas do Santander Banespa para a Nossa Caixa, muitos gerentes estão sendo obrigados a ir à porta de agência da Nossa Caixa para tentar convencer clientes a manterem suas contas no Santander.
“Essas pessoas estão tendo de trabalhar até em finais de semana. Não somos contrários que o banco tente manter essas contas, mas isso não pode ocorrer à custa dos bancários, pois muitos se sentem humilhados por terem de agir dessa forma”, crítica.
Fonte: Elisângela Cordeiro e Jair Rosa – Seeb SP