Em reunião ocorrida na segunda-feira (2) com o deputado distrital Chico Leite (PT), o Sindicato dos Bancários de Brasília foi informado que, por iniciativa do parlamentar, foi solicitada à Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa a redistribuição de um projeto de lei que visa instituir a eleição, entre os funcionários, para conselheiros de administração das empresas estatais e de economia mista do GDF, o que abrange o BRB. O projeto 248/2011, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), foi apresentado ainda no ano de 2011, porém, atualmente, encontra-se parado na CEOF.
Por requerimento de Chico Leite foi solicitada prioridade para apreciação do texto, ao qual foram juntados outros dois que versam sobre critérios para a ocupação do cargo de conselheiro nas empresas do GDF.
Com esta medida, a CEOF deve distribuí-lo para um relator que, após fazer seu relatório, o encaminhará para que seja apreciado em plenário.
Este é mais um passo importante na busca de mais transparência no BRB. Com a eleição de um membro funcionário do banco para o Consad, o Sindicato acredita que haverá um ganho significativo na governança da instituição e dará muito mais segurança ao conjunto dos trabalhadores, que, por intermédio do conselheiro eleito, terão acesso à formulação da política estratégica do BRB.
O Sindicato afirma que continuará sua jornada de diálogo com os parlamentares da Câmara Legislativa, buscando sensibilizá-los para a importância de se aprovar este projeto. Espera ainda que o governo de Agnelo, mesmo demonstrando indisposição quanto ao projeto em um primeiro momento, agora reveja sua postura e não crie dificuldades para que seja aprovado, e tem convicção de que esta iniciativa contribuirá sobremaneira para que o GDF tenha um banco efetivamente transparente.