O Procon de Apucarana, no interior do Paraná, lacrou na manhã desta segunda-feira (19) três agências do Itaú e uma do Bradesco pelo descumprimento da legislação municipal. Essas unidades não dispõem de câmeras, biombos e cadeiras para atendimento aos clientes e usuários, conforme estabelecem as Leis nº 073/2011 e nº 142/2010, que regulamentam o funcionamento dos bancos na cidade.
O coordenador do Procon, Rafael Silva, afirmou que os bancos não cumpriram a da legislação e nem mesmo apresentaram projetos de adequação após o término do prazo de três meses de conversas e tentativas de acordo.
“Esses bancos não cumpriram o acordado e nem apresentaram projetos para futuras instalações dos mecanismos de segurança previstos na Lei”, explicou Rafael. O Santander e o HSBC obedeceram o prazo, que expirou na última sexta-feira (16), e têm 45 dias para se adequarem às regras.
“Para nós, bancários e trabalhadores, é importante que o Procon faça seu papel, já que esses bancos não têm cumprido a legislação e nem atendido às nossas solicitações para melhorar a qualidade no atendimento e a segurança de suas agências”, afirma Damião Rodrigues, presidente do Sindicato dos Bancários de Apucarana.