(São Paulo) Em comemoração ao Dia da África – instituído pela ONU em 25 de maio de 1963 – o Centro Cultural Africano promoverá dois grandes eventos em São Paulo: a Caminhada Cultural pelo Dia da África, terça-feira, dia 22, às 11 horas e a segunda edição do Prêmio África-Brasil, no dia 25, às 20 horas.
Dividido em 13 categorias (artistas, empresas, empreendedores, políticos, relação exterior, organização social, jornalistas, veículo de imprensa, governo, educação, justiça, africanos no Brasil e religiosos) o II Prêmio África-Brasil será entregue às personalidades como o Ministro da Cultura Gilberto Gil, o Senador Paulo Paim, a atriz e apresentadora Regina Casé, o Canal de TV Futura, a empresa O Boticário, aos cantores Martinho da Vila e Thobias da Vai-Vai e ao cirurgião nigeriano Dele Adesina, entre outros indicados. A apresentação do evento será da jornalista Claudia Alexandre e do radialista Moisés da Rocha. Veja a lista completa dos indicados no site: www.princeadekunle.com/premio2007.
A cerimônia acontecerá no Salão Nobre do Novotel Jaraguá, onde 33 autoridades e personalidades do Brasil e do Continente Africano receberão o Troféu Mama África 2007, um símbolo que reconhece as iniciativas de quem divulgou a cultura e a história da África, através do seu trabalho e somou esforços para estreitar os laços entre brasileiros e africanos, seja promovendo o conhecimento e o melhor entendimento da sua cultura, seja valorizando as comunidades afrodescendentes na política de diversidade. Cada personalidade receberá a premiação das mãos do presidente do Centro Cultural Africano, o príncipe nigeriano Adekunle Aderonmu. "Essa é a melhor forma de celebrarmos esta data tão especial. Este prêmio representa a fusão de dois povos, unidos por laços indissolúveis de sangue, de história e de cultura, mas que só há poucos anos se uniram para buscar um conhecimento mais profundo de suas origens, visando uma construção mais sólida de cidadania", concluiu o príncipe.
O Prêmio África-Brasil 2007 também contará com a presença de diversas celebridades, personalidades e convidados de honra. A cerimônia será uma grande confraternização entre personalidades brasileiras e africanas – onde estarão presentes os ministros Joaquim Barbosa (STF) e Matilde Ribeiro (SEPPIR), o deputado federal Régis de Oliveira, o apresentador Chico Pinheiro, o presidente da Editora Madras Wagner Veneziani Costa, os reis nigerianos Oba Gabriel Adebisi Onafuwa, Oba J A Osunsami J P Adesemowo Olugbadebo e do governador de Estado de Ogun Nigéria Otunba Gbenga Daniel, além de embaixadores de diversos países. Haverá shows de música e dança africana.
Durante o evento o Centro Cultural Africano fará o lançamento da Revista África Magazine e do "Programa África na Escola", projeto de responsabilidade social que promoverá ciclos de palestras e atividades para alunos de escolas públicas e privadas, levando atividades lúdicas e
ensinamentos sobre a História da África, além de visitas monitoradas à Biblioteca do CCA, que mantém publicações, artesanato e obras de artistas de vários países do Continente Africano, em sua sede no bairro da Barra Funda, em São Paulo. O "Africa na Escola" é uma ação afirmativa que corresponde à Lei 10.639, do Governo Federal, que determina o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas de todo o país.
A Caminhada
Membros da comunidade africana que vivem em São Paulo estarão reunidos, dia 22, a partir das 11 horas, enfrente ao Teatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo) para a realização da Caminhada Cultural pelo Dia da África. O objetivo é chamar atenção para a importância "do 25 de maio" para o mundo, reforçando através do ato a necessidade do estreitamento sócio-cultural entre os povos brasileiro e africano. São esperados integrantes das colônias da Nigéria, Angola, Guiné-bissau, Camarões, entre outros. Haverá a participação de grupos folclóricos, de dança e percussão, como o Omo Ayê (SP).
A marcha seguirá pelo Viaduto do Chá até o prédio da Prefeitura de São Paulo, onde uma comissão de autoridades africanas entregará ao prefeito Gilberto Kassab o convite para a cerimônia do II Prêmio África-Brasil, que acontecerá no dia 25, no Salão Nobre do Novotel Jaraguá.
Dia da África
Foi em 25 de maio de 1963, na cidade de Adis Abeba (Etiópia) que 32 chefes de estados africanos se uniram contra a colonização e subordinação que seu continente sofria repetidamente, durante séculos, devastando riquezas naturais e vidas humanas. Eles deram basta a opressão dos povos que se consideravam superiores. A partir daí surgiu a Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana, que representa a riqueza e o futuro de liberdade num continente sem fronteira entre os países. Dada a importância daquele momento, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 25 de maio, como sendo o "Dia da Libertação da África" ou "Dia da Africa", quando diversos países rendem homenagens a um ideal de liberdade.
Fonte: Centro Cultural Africano