Principal agência do BB em Rondônia fecha as portas para a população

A Agência Porto Velho, localizada na avenida Dom Pedro II, no Centro de Porto Velho, e principal agência do Banco do Brasil em Rondônia, não vai mais fazer o atendimento ao grande público, apenas aos chamados clientes 'empresariais'.

Foi este o anúncio feito pela Superintendência do BB em Rondônia há alguns dias, como parte do processo de reestruturação que vem sendo implantado pelo banco em todo o país. E esta medida, segundo a SuperBB, deve ser colocada em prática já no dia 18 de março.

Com isso, a agência, que é a maior do Estado, vai atender somente contas de pessoas jurídicas, e 'expulsar' aproximadamente 18 mil clientes para as agências da periferia da Capital, especialmente das zonas Norte e Leste.

"Ou seja, o atendimento ao público em geral, que já era precário, vai ficar ainda pior, o que comprova o completo desprezo que o banco tem com seus clientes e usuários, muitos deles clientes históricos, que possuem conta na agência do Centro há quase 30 anos. É um desrespeito sem precedentes, pois essa medida, a exemplo das demais tomadas pelos bancos, foi decidida sem o diálogo com os trabalhadores, os representantes sindicais e, muito menos, com as milhares de pessoas que tem contas ou utilizam os serviços da agência", avalia Cleiton dos Santos, diretor de Formação Política e Sindical do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO).

O SEEB destaca ainda que essa iniciativa vai ampliar a precariedade do atendimento nas agências da zona Norte e Leste de Porto Velho, que vão 'receber' a clientela da agência Porto Velho futuramente.

"Essas agências são pequenas e já vivem superlotadas, e o número de funcionários para fazer esse atendimento, que também já é insuficiente, vai ficar ainda mais comprometido com uma demanda ainda mais desumana. Ou seja, essa reestruturação do banco só vai trazer transtornos para todos, usuários, clientes e os funcionários do BB, que devido à sobrecarga de trabalho, aliada à pressão do dia a dia encontrada no atendimento, só tendem a adoecer com maior freqüência, e isso não podemos admitir", conclui Cleiton.

217 AGÊNCIAS FECHADAS DESDE O ANÚNCIO

O Banco do Brasil já fechou 217 das 402 agências bancárias previstas para encerrar as atividades até março deste ano. A redução da estrutura física de atendimento faz parte do plano de reestruturação anunciado pelo banco em novembro do ano passado. Um mês antes, a instituição havia comunicado o fechamento de 51 agências.

A reestruturação também prevê a transformação de 379 agências em postos de atendimento e a extinção de 31 superintendências regionais.

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