Audiência na Previc reabre diálogo com Santander
Após duas horas e meia de debates sobre a existência do serviço passado, os representantes da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), da Afubesp, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Anapar, do Banesprev e do Santander decidiram pela realização de novos estudos no Plano II. O objetivo será verificar a viabilidade de criação de uma proposta alternativa de reestruturação do plano, que solucione o déficit atual e evite novos déficits.
A audiência foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 4, em Brasília, e coordenada pelo diretor de Fiscalização da Previc, Manoel Lucena dos Santos.
A Previc decidiu pela suspensão do julgamento do recurso, e seus respectivos adendos, relacionado ao arquivamento da denúncia sobre o serviço passado apresentado pela Afubesp, Sindicato e demais entidades. Uma nova reunião foi agendada para o dia 6 de junho.
A presidente da Anapar, Claudia Ricaldoni, e o especialista em previdência complementar, Wanderlei de Freitas, consideraram o resultado da audiência positivo, por conta da reabertura do diálogo com a patrocinadora.
“Saímos do dilema de só poder contar com a Justiça e agora vamos voltar para a mesa de negociação, o que é muito bom”, comenta o presidente da Afubesp, Paulo Salvador, que completa: “Lembramos que nossa intenção sempre será a de garantir as aposentadorias”.
Também participaram da reunião o secretário-geral da Afubesp, Walter Oliveira, a diretora do Sindicato, Maria Rosani, a representante do Santander no Conselho Deliberativo do Banesprev, Maria Cristina Carvalho, o presidente do Fundo de Pensão, Jarbas de Biagi, e o atuário da Towers Watson, Valdiney Conde.
Maria Rosani avaliou o encontro como positivo na medida em que abriu espaço diálogo, onde se poderá buscar soluções para o déficit atual e evitar problemas futuros.