Previ: mesmos direitos para mulheres na aposentadoria aos 45 anos

(São Paulo) O direito de a bancária do BB se aposentar antecipadamente, aos 45 anos, depende da aprovação da proposta de alteração no Regulamento do Plano de Benefícios 1 na consulta que está sendo feita até a próxima quarta-feira, dia 20. Isso porque os representantes do Banco no Conselho Deliberativo da Previ não tiveram a sensibilidade de aprovar antecipadamente a medida. Inclusive usaram, de forma ditatorial, o voto de Minerva.

 

Mas desde já a Contraf defende que, se for instituída essa aposentadoria antecipada, sejam garantidos às mulheres os mesmos direitos que os homens têm na aposentadoria aos 50 anos. Entre eles o valor do benefício médio pago pelo INSS, os valores dos vales refeição e alimentação e a contribuição ao INSS.

 

“É uma questão de justiça e para garantir que seja mantido um padrão de vida digno para todas as bancárias que optarem pela aposentadoria antecipada”, afirma Marcel Barros, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários da Contraf-CUT.

 

Entenda a aposentadoria antecipada para mulheres
Com a aprovação da proposta, as associadas do Plano 1 da Previ teriam direito à aposentadoria antecipada aos 45 anos de idade, benefício que possibilita ao participante requerer complemento da Previ antes de satisfazer as condições exigidas para se aposentar pela Previdência Social. O cálculo desse benefício seria proporcional ao tempo de contribuição.

Um dos motivos para esse benefício é porque a aposentadoria antecipada aos 50 anos dificilmente atingia as funcionárias, uma vez que a idade mínima para a aposentadoria proporcional do INSS é de 48 anos para as mulheres.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram