(São Paulo) Extensas filas, reclamações e a imagem do banco público que deveria servir bem a sociedade e que não cumpre seu papel. Um exemplo disso foi registrado pelo Sindicato, no último dia 17, na agência do Banco do Brasil em Osasco. O relógio já marcava 15h55 e a fila do caixa atravessava todo o salão de auto-atendimento da agência.
Na contramão da melhoria do atendimento ao público, o banco resolveu diminuir o número de caixas-executivos que atendem a população, que já eram poucos e passou a prejudicar ainda mais a relação entre o banco, o cliente e os bancários. Menos contratações e estresse e pressão psicológica dos atendentes.
Segundo o diretor do Sindicato Leonardo Martins, os funcionários da agência estão extrapolando a jornada de trabalho para dar conta da demanda de serviço, principalmente em ‘dias de pico’. “Os bancários já enfrentam condições precárias de trabalho, principalmente por causa do número insuficiente de funcionários e à grande demanda de clientes. O trabalhador ainda tem que enfrentar a indignação da população com a falta de estrutura, tudo isso gera um desgaste muito grande, as reclamações dos clientes são muitas e com razão”, diz o diretor.
O Sindicato lembra que existem canais de reclamação para o cliente, como o site do Banco Central (www.bcb.gov.br) e a ouvidoria do banco, que atende pelo telefone 0800-729-5678 durante 24h, todos os dias. Os funcionários devem denunciar ao Sindicato qualquer abuso.
Fonte: Gisele Coutinho – Seeb SP