Pressão dos bancários faz Banestes restabelecer direitos

(Vitória) Após muita pressão dos empregados, em paralisações e manifestações organizadas pelo Sindicato do ES, a diretoria do Banestes voltou atrás e anunciou o restabelecimento de dois direitos dos bancários que foram retirados de forma unilateral no início deste ano. Um deles é a taxa reduzida em 50% do cheque confiança. O outro é o parcelamento em até seis vezes da liquidação do adiantamento de férias. De acordo com o comunicado da diretoria Jurídica e Administrativa do banco, esses direitos serão restabelecidos a partir de novembro.

“A pressão dos bancários começa a dar resultados”, afirmou o diretor do Sindicato Flávio Teixeira. E continuou: “O banco voltou atrás para tentar reduzir a insatisfação dos bancários. Mas não queremos apenas esses dois benefícios. Queremos respeito à negociação específica, além da recuperação das perdas que acumulamos nos anos em que o Banestes não pagou os reajustes previstos em Convenção Coletiva assinada com a Fenaban”. Ele citou, ainda, como reivindicações importantes o retorno do pagamento por dois anos do auxílio-alimentação para os empregados afastados por motivo de auxílio-doença ou acidente de trabalho, assim como a extensão da gratificação semestral para os novos empregados.

Os benefícios previstos em acordo coletivo foram retirados quando a direção do Banestes passou a recusar a negociação específica. Em função dessa posição do banco, as negociações de 2006 ainda não foram encerradas e as de 2007 sequer começaram. Em audiência na Delegacia Regional do Trabalho, o mediador Roberto Cavalcante Leão Borges propôs ao Banestes a reabertura do diálogo com os trabalhadores. Até o momento o banco não deu resposta à proposta.

Assembléia
Os bancários do Banestes realizam na próxima terça-feira, dia 30 de outubro, às 18 horas, no Centro Sindical dos Bancários, no Forte São João, em Vitória, uma nova assembléia da Campanha Salarial 2007. Em pauta a proposta de paralisação por 24 horas no dia 31, conforme apontado na última assembléia.

Gratificação semestral
Para encaminhar a luta pelo pagamento da gratificação semestral de 25% para todos os empregados do Banestes, o Sindicato convida os bancários que não recebem esse benefício para uma reunião no dia 8 de novembro, às 18 horas, no Centro Sindical dos Bancários.

Fonte: Seeb ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram