Presidente da Fenaban reafirma boa saúde financeira dos bancos

A situação econômica dos bancos, que já é muito boa, deve melhorar ainda mais em um futuro próximo. Quem garante é o presidente da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em entrevista concedida para o jornal Valor Econômico.

Segundo o banqueiro, a oferta de crédito está em alta e vai aumentar, enquanto a inadimplência deve recuar ainda antes do fim do ano. Somando-se a isso os altos lucros e a rentabilidade dos bancos, não sobram motivos para os bancos não atenderem às reivindicações dos bancários, atualmente em Campanha Nacional.

“O crédito voltou a ser oferecido”, disse Barbosa, que espera ainda a queda da inadimplência no último trimestre deste ano. Segundo ele, os índices demoram para diminuir entre as empresas porque várias ainda estão com problemas no mercado externo.

Lucros

O setor bancário foi o que mais lucrou no primeiro semestre deste ano, aproximadamente R$ 14 bilhões. Além disso, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú Unibanco, que representam cerca de 70% do sistema financeiro do país, ocupam, respectivamente, as três primeiras colocações no ranking composto por instituições da América Latina e dos Estados Unidos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram