Plenário aprovou realização de encontro nacional sobre o tema
Rede de Comunicação dos Bancários
Júnior Barreto – Contraf/CUT
A plenária da 10ª Conferência definiu na manhã do dia 27 de Julho as resoluções que comporão as cláusulas da minuta sobre saúde e condições de trabalho. Foram aprovadas todas as propostas de alteração e inclusão expostas, que já eram de consenso entre os trabalhadores que se reuniram no encontro temático no dia 25.
A cláusula sobre o fim das metas abusivas, presente no artigo 6° da minuta foi o único item excluso entre as resoluções aprovadas em plenário.
Plínio Pavão, secretário de saúde da Contraf/CUT resgatou a importância de temas como a isonomia entre os trabalhadores afastados por doenças ocupacionais e os que estão na ativa. Acrescentou ainda a necessidade de implantar programa de prevenção e reabilitação.
Os bancários determinaram à realização da “Semana em Defesa da Saúde e Condições de Trabalho dos Bancários” para ser realizada entre os dias 25 e 29 de agosto com atividades em todas as bases sindicais, tendo o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida entre os trabalhadores da categoria. Será acrescida a semana um estimulo para doação de sangue. Também foi discutida a necessidade de campanhas de mídia nacional sobre saúde e condições de trabalho na categoria bancária.
Os eixos principais aprovados na plenária foram:
– Combate ao assédio moral e outras formas de violência organizacional e às metas abusivas;
– Isonomia de direitos entre bancários afastados por motivos de saúde e bancários da ativa;
– Prevenção/Reabilitação.