No dia 16 de maio, os bancários da Caixa Econômica Federal se reunirão numa plenária nacional para discutir a proposta de unificação das tabelas do Plano de Cargos e Salários (PCS) apresentada pelo banco. A decisão foi tomada nesta terça-feira, dia 15, durante a reunião do Comando Nacional dos Bancários, ocorrida na sede da Contraf-CUT.
O propósito do encontro será formatar uma proposta para o PCS que seja considerada ideal pelos trabalhadores, com base no que já foi acordado durante a Campanha Nacional dos Bancários de 2007. Além disso, os dirigentes irão organizar as formas de mobilização que serão adotadas durante a negociação com o banco. “É importante que consigamos sair dessa plenária mais organizados e mobilizados para exigir da Caixa e do DEST uma proposta de PCS que contemple os trabalhadores”, defende Plínio Pavão, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa da Contraf-CUT (CEE Caixa).
A Caixa apresentou uma proposta na última negociação, ocorrida no último dia 8, que será levada ao DEST (órgão do governo federal controlador das empresas estatais) para aprovação e depois será debatida pelos trabalhadores. A maioria dos parâmetros apresentados seguiam o acordado durante a Campanha 2007, mas ainda havia problemas (veja aqui texto sobre a proposta). “A Caixa tem um compromisso de apresentar uma proposta completa até o final de abril. Depois disso, as mudanças vão depender da mobilização dos trabalhadores. Por isso essa plenária é muito importante”, avalia Plínio.