Em defesa dos direitos iguais a todos os empregados da Caixa, o Piauí também abraçou a campanha “2010, o ano da isonomia”, lançada simultaneamente nesta quarta-feira (27/01) em todo o país pela Contraf-CUT e entidades sindicais e representativas. Em Teresina, aconteceu em frente à agência da Caixa Areolino de Abreu, centro da capital piauiense.
No Dia Nacional de Luta, segundo esclarece a diretora financeira do Sinidicato dos Bancários do Piauí, De Assis Araújo, “a negociação permanente com a Caixa é necessária e indispensável. A solução dos problemas dos aposentados com referência ao tíquete é o reconhecimento de um passivo que a Caixa não pode mais negar e a diferença dos direitos de anuênio e licença-prêmio para os admitidos após 2003”, podera.
Ela acrescenta ainda que chega a ser um grande prejuízo para os empregados novos que já têm um salário aviltante. “Lutar é o caminho que temos”, reforça a sindicalista.
Vale ressaltar que o objetivo da campanha é intensificar a mobilização como forma de pressionar a Caixa no sentido de concluir o processo de isonomia dos direitos aos empregados contratados a partir do ano de 1998. Isso porque com as lutas e greve da categoria bancária, vários direitos cortados no governo FHC já foram resgatados.