Pesquisa do Banco Central indica queda cont¡nua da infla‡Æo

(Brasília) O comportamento de preços dá mostras de desaceleração no comércio varejista e reduz a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) anual de 3,94% para 3,91%, de acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Banco Central.

O boletim é resultado de pesquisa que o BC faz todas as sextas-feiras com uma centena de analistas de mercado e de instituições financeiras para acompanhar as expectativas da iniciativa privada sobre os principais indicadores da economia.

Segundo esses especialistas, o IPCA, que serve de parâmetro para as correções oficiais, será de 0,45% neste mês, e cairá para 0,29% em março (ante 0,30% na pesquisa anterior); e a projeção de inflação para os próximos 12 meses cai de 3,89% para 3,82%. Isso indica que a tendência para 2008 é de IPCA em torno de 4%, também abaixo do centro da meta de 4,5%, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A expectativa de inflação se mantém estável, ainda, para os preços administrados por contrato, ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, transporte urbano, medicamentos, educação, saneamento, água e outros), com estimativa de 3,80% neste ano e projeção de 4% em 2008.

O mercado varejista revelou, porém, ligeira alta da inflação na capital paulista, onde o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) projetou reajustes acumulados de 3,98% no ano, contra 3,95% na pesquisa da semana passada.

No mercado atacadista, os preços estão parados, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) estima mesmos patamares da semana passada para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) e para o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), com 4% e 4,07%, respectivamente.

Fonte: Stênio Ribeiro, Agência Brasil

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram