A Contraf-CUT realizou nesta quinta-feira, dia 12, reunião com os representantes dos trabalhadores na diretoria e no conselho deliberativo da Funcef. O encontro tratou da proposta da Caixa de vincular a migração para a nova tabela do PCS ao saldamento do Reg/Replan e adesão ao novo plano da Funcef.
Participaram da reunião pela diretoria da Funcef Carlos Alberto Caser, diretor de Benefícios, Sérgio Francisco da Silva, diretor de Administração, e Antônio Bráulio de Carvalho, diretor de Planejamento e Controladoria. Do Conselho Deliberativo participaram Fabiana Cristina Meneguele Matheus e Carlos Levino Vilanova. Esteve presente ainda Renata Marota, do Conselho Fiscal. Os representantes dos trabalhadores se mostraram contrários à medida do banco. Atendendo a pedido da Contraf-CUT, todos garantiram que votarão contra qualquer tentativa do banco de reabrir o saldamento do Reg/Replan, vinculada à discussão do PCS.
O Reg/Replan é o plano de previdência complementar antigo da Funcef. Com a criação do Novo Plano, os bancários puderam optar entre permanecer no modelo antigo ou aderir ao novo. Agora, a Caixa está discriminando os trabalhadores que optaram permanecer no Reg/Replan na discussão da unificação das tabelas do PCS.
“Esse é um apoio muito importante na batalha dos trabalhadores. A unificação das tabelas do PCS não pode ser utilizada pelo banco como um instrumento de pressão sobre os trabalhadores”, defende Plínio Pavão, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa da Contraf-CUT (CEE Caixa).
PCS
A proposta de PCS apresentada pela Caixa apresenta avanços para os trabalhadores, mas também tem problemas. Um dos mais importantes é a insistência do banco na vinculação com o saldamento do Reg/Replan. Uma nova rodada de negociações sobre o tema acontecerá no dia 18.