Participantes do Bandepe não devem assinar acordo para quitar dívida

Os bancários do Santander que trabalhavam no antigo Bandepe receberam uma carta da Bandeprev com proposta de acordo para quitação das contribuições devidas ao Plano Básico do fundo de pensão. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco alerta que a proposta não foi negociada com os representantes dos trabalhadores e orienta aos participantes do plano a não assinarem qualquer acordo.

O diretor do Sindicato Epaminondas Neto explica que a carta foi recebida com surpresa pelos participantes do Plano Básico e que a proposta da Bandeprev ainda é prejudicial para os bancários. “Vamos enviar uma carta à Bandeprev solitando a abertura de negociações para encontrarmos uma solução para os débitos. Essa dívida não foi causada pelos participantes e o Sindicato não vai aceitar de jeito nenhum que os bancários paguem juros e correções por um problema que é de responsabilidade da patrocinadora”, afirma.

Epa lembra que a dívida se refere aos dois anos que os participantes do Plano Básico deixaram de pagar as contribuições quando o Bandepe foi privatizado. Na época, o Real comprou o banco e tentou acabar com a Bandeprev, fechando as contribuições. “Tentamos, inclusive, efetuar o pagamento das mensalidades em juízo, mas o fundo de pensão não autorizou. Só conseguimos retomar o Plano Básico e restabelecer as contribuições quando o Real foi vendido para o Santander”, explica o dirigente.

Na carta enviada aos participantes, o fundo de pensão propõe o parcelamento dos débitos com a cobrança de toda a correção monetária até 30 de setembro passado. “Os valores cobrados são abusivos. Os juros equivalem a quatro salários mínimos, é uma correção maior que a da poupança”, destaca Epa.

Para o dirigente sindical, os bandepeanos têm real interesse solucionar o impasse, pois é o futuro de suas aposentadorias que está em jogo. “Mas não vamos pagar esses juros e, por isso, os participantes não devem assinar a proposta de acordo da Bandeprev. O Sindicato vai continuar a luta para modificar a proposta e, com muita pressão, vamos impedir que os bancários sejam prejudicados. Até porque a Bandeprev é superavitária e podemos encontrar uma solução negociada para a dívida”, afirma Epaminondas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram