(Curitiba) Dirigentes sindicais da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná, a Fetec/CUT-PR, participaram na semana passada do 2º Seminário Nacional sobre Diversidade nos Bancos, promovido pela Contraf–CUT. Admilson Figueiredo, secretário de Políticas Sindicais e trabalhador bancário do Itaú, e Maria de Fátima Costamilan, secretária de Políticas Sociais e bancária da Caixa Econômica Federal, representaram o Estado no evento, realizado em São Paulo, nos dias 21 e 22 de junho.
O principal objetivo do Seminário foi a elaboração de propostas para eliminar as desigualdades ainda existentes dentro dos bancos, sejam na contratação ou na ascensão profissional.
“O debate foi esclarecedor e serviu para contextualizar a realidade dos trabalhadores bancários que enfrentam no ambiente de trabalho algum tipo de discriminação. A ampliação do debate é importante para encontrarmos soluções”, destacou Admilson Figueiredo.
Para Fátima Costamilan, “dentro do que foi proposto, acredito que o seminário atingiu seus objetivos, pois houve muitos esclarecimentos no que diz respeito às dificuldades e quanto à tomada de decisões no caso das discriminações. Agora que estamos entrando numa campanha salarial, é importante que debates nesse nível tomem corpo”, ressaltou.
Além de representantes do movimento sindical bancário em todo o país, participaram do Seminário, Otávio Brito Lopes, vice-procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Márcia Vasconcelos, representante da Organização Internacional do Trabalho no Brasil e Mário Sergio Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Fenaban.
Fonte: Edson Junior – Fetec PR