Com as ações dos bandidos no último final de semana, pelo menos 21 agências foram roubadas na Paraíba com o uso de explosivos em 2010. Mas envolvendo todos os tipos de assalto, com ou sem uso de bombas, esse número ultrapassa 50.
A reportagem do JPB – 1ª edição do dia 08 fez um relato das explosões à agências na Paraíba e ouviu um delegado do GOE (Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar da Paraíba) sobre o assunto.
Clique aqui para ver a reportagem.
De acordo com dados da Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban, no ano 2000, em todo país, foram registrados 1.903 roubos a banco, no ano passado o número foi de 420.
O aumento no número de assalto na Paraíba pode ser um reflexo do aumento da segurança nos grandes centros, como reconhece a Febraban em nota técnica divulgada a imprensa “A evolução dos sistemas de segurança dos bancos nos últimos anos, assim como as ações estruturadas pelos órgãos policiais nas principais cidades brasileiras causaram maior dificuldade ao êxito dos assaltos nesses locais. Isso provocou a migração da ocorrência de roubos para cidades no interior do país, onde estruturas policiais tendem a ser menores”.
Faltou dizer que nos pequenos municípios as condições de segurança dos bancos também são precárias, aumentando o risco para trabalhadores e clientes.