Bandidos arremessaram uma marreta na porta lateral da unidade
Uma tentativa de assalto deixou em pânico os funcionários da agência Paissandu do Banco do Brasil, em Recife. A investida ocorreu por volta das 10h45 da quarta-feira de cinzas, dia 5 de março.
Quatro homens arremessaram uma marreta na porta lateral da unidade. No momento, uma funcionária orientava um cliente no autoatendimento; outros dois empregados estavam na área interna; além de dois vigilantes e dois empregados da limpeza.
“Um carro-forte tinha estado lá há pouco tempo, mas tinha sido informado de que o cofre só abriria às 11h45. Provavelmente, isso atraiu a atenção dos assaltantes”, opina o diretor do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Marcelo Lopes, que esteve no local logo após o incidente.
Segundo as informações, os homens entraram vestidos com roupas da Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife) e passaram a procurar o cofre. Um dos trabalhadores correu e se trancou na sala online. Os assaltantes passaram a bater fortemente na porta e ameaçar o funcionário, enquanto outros foram até o banheiro e pegaram a funcionária da limpeza pelos cabelos.
“A violência foi grande. Até os trabalhadores que não estavam no momento estão tensos depois de ouvirem os relatos”, conta João Marcelo.
Os bandidos chegaram a arrombar a porta onde estava o empregado, que informou que o cofre só abriria às 11h45. Diante da informação, eles desistiram do assalto, mas ainda levaram a carteira do trabalhador e as armas dos vigilantes.
Logo que soube da investida, o Sindicato se dirigiu ao local, onde ficou com os funcionários até a chegada de uma equipe da Cassi – Caixa de Assistência Médica. A Reseg – setor de segurança do banco também estava no local.
O banco garantiu que emitiria a CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho para os três funcionários que estavam no momento. “Solicitamos que o documento seja emitido também para os que não estavam presentes porque a sensação de medo é muito grande, entre todos. Hoje, um dia depois, dois funcionários foram liberados. E é bastante possível que um deles, o que foi ameaçado, não consiga retornar”, diz João Marcelo.
Este ano, já são três assaltos no estado, além de duas tentativas de assalto. O primeiro assalto de 2014 em Pernambuco ocorreu em Ouricuri, no Sertão do Araripe. O segundo foi no Banco do Brasil de Garanhuns, no Agreste, e o terceiro no PAB do Itaú no Hospital São Marcos, na Boa Vista. Todos no mês de janeiro.
No dia 13 de fevereiro, a agência Marim dos Caetés do Banco do Brasil escapou por pouco de ser alvo de assalto, quando uma funcionária da limpeza descobriu armas escondidas em um banheiro, que estava interditado.