Os banqueiros vampiros estão de volta. Com o slogan Cadeia pra quem suga o povo, a campanha publicitária promovida pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários), Federação dos Bancários do RS e Sindicatos do Interior está presente em 101 pontos da capital, Região Metropolitana e cidades gaúchas. Os outdoors defendem aumento real de salários, segurança contra assaltos, menos juros e tarifas e mais bancários, menos filas.
A mídia foi criada pela agência Interlig Propaganda e mantém o mote da campanha do ano passado “Banqueiro, chega de sugar a gente”, que associa a imagem de banqueiros a vampiros.
As peças voltaram a chamar atenção da população. Na primeira fase, apenas o olho do vampiro aparecia no outdoor, com a chamada “Cuidado: eles estão soltos”. O slogan “Cadeia para quem suga o povo” ganhou destaque na segunda fase e começou a ser veiculado quinta-feira, 28 de agosto, Dia Nacional dos Bancários.
“A campanha segue a mesma linha publicitária utilizada em 2007, que tinha como slogan principal Banqueiro: Chega de Sugar a Gente. O sucesso e sua repercussão motivaram a manutenção da proposta. A frase “Cadeia pra quem suga o povo” também é uma alusão aos banqueiros Daniel Dantas e Salvatore Cacciola, que usurparam o dinheiro da população e permanecem impunes”, destaca o presidente do SindBancários, Juberlei Baes Bacelo.
O vampiro algemado critica a reação dos criminosos de colarinho branco que apelaram ao Supremo Tribunal Federal para não serem algemados.
O material cobra um controle: quem suga o povo deve estar na cadeia. A própria Polícia Federal questiona qual é o critério. “Pode algemar o bancário e não o banqueiro? A decisão vai na contramão do que a sociedade espera da Polícia e do Judiciário”, criticou o presidente da Associação Nacional de Delegados da PF, Sandro Torres Avelar, depois das manifestações críticas à atuação da PF na detenção de Dantas e Cacciola.