(Florianópolis) O dia 28 de maio de 1987 foi um dia histórico na luta dos bancários em Santa Catarina. Neste dia tomou posse a diretoria do Seeb Florianópolis e Região, formada por integrantes do Movimento de Oposição Bancária (MOB). Mais do que um movimento de trabalhadores, o surgimento do MOB significou o rompimento com a política de submissão pregada pelo sindicato que representava a categoria dos bancários na época. O MOB organizou e fortaleceu o movimento sindical dos bancários, pautado na luta de classes, na defesa dos direitos dos trabalhadores e foi um dos principais alicerces da mudança que originou o que é hoje uma das maiores entidades sindicais de bancários do Estado: o Seeb Florianópolis e Região.
Em 1985, os trabalhadores iniciaram as discussões para a criação do MOB. E, finalmente, em 1987, o MOB realizou uma Convenção para construir a chapa que disputou as eleições de 87. Foi do MOB que vieram os sindicalistas que promoveram mudanças importantes, no sentido de fortalecer e ampliar a luta dos bancários, na direção do Sindicato.
Em 1988, o Seeb Florianópolis filiou-se à CUT. A Assembléia que homologou a filiação do Sindicato à CUT foi realizada em 30 de novembro de 1988. Vinte anos se passaram desde a criação do MOB, mas o espírito de luta daquele movimento ainda permanece. A CUT tornou-se a maior central sindical de trabalhadores da América Latina e o Seeb Floripa consolidou-se como um importante instrumento de luta dos trabalhadores.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região