A Organização Internacional do trabalho lança uma campanha mundial que durará um ano para destacar a importância da igualdade de gêneroem seu Programa de Trabalho Decente e nas atividades de seus mandantes: governos e organizações de empregadores e trabalhadores.
A campanha abrange 12 temas do Programa de Trabalho Decente. Estes temas serão analisados com uma visão de gênero para ilustrar como os diversos aspectos do mundo do trabalho podem afetar de maneira diferente a mulheres e homens, particularmente no que se refere ao acesso a direitos, empregos, proteção social e diálogo social.
“Incorporar a igualdade de gênero é fundamental para o Programa de Trabalho Decente da OIT “, disse o Diretor-Geral da OIT, Juan Somavia. “Embora se tenha avançado, a igualdade de gênero ainda é uma matéria pendente no mundo do trabalho, que muda rapidamente. Ao aumentar a consciência e a compreensão dos temas de igualdade e de gênero, podemos contribuir de maneira ativa para garantir um Trabalho Decente para todas as mulheres e homens”.
Ao longo da última década, a OIT promoveu ativamente a incorporação da igualdade de gênero em políticas, programas e projetos, e a emancipação das mulheres para que possam participar e beneficiar-se dos esforços para atingir o desenvolvimento.
A campanha de conscientização terá um ano de vigência e concluirá com uma discussão geral sobre a igualdade de gênero e sua importância para o trabalho decente, que se celebrará durante a Conferência Internacional do Trabalho de 2009. Representantes de governos, organizações de empregadores e trabalhadores dos países membros da OIT terão oportunidadede analisar os problemas e traçar um plano para promover a igualdade de gênero nas próximas décadas.
“Durante os próximos 12 meses trabalharemos com nossos mandantes e outras contrapartes em nível internacional, ofereceremos informação sobre diferentes temas e facilitaremos um conjunto de materiais que a OIT tem desenvolvido sobre igualdade de gênero no mundo”, explicou Evy Messell, Diretora do Escritório para Igualdade de Gênero da OIT.
A campanha produzirá um resumo informativo para cada tema, acompanhado por um cartaz e um cartão postal. Também foi desenvolvido um site na internet dedicado especificamente à campanha, o qual será atualizado periodicamente com informações.