Novo presidente do BRB visita Sindicato de Brasília e reafirma compromissos

Jacques Pena reiterou o fortalecimento do BRB como banco público

Com o objetivo de estreitar o diálogo entre a nova diretoria do Banco Regional de Brasília (BRB) e os trabalhadores, o novo presidente do banco, Jacques Pena, empossado no último dia 1º, visitou o Sindicato dos Bancários de Brasília na manhã desta segunda-feira (6). Ele reafirmou o compromisso assumido em sua sabatina na Câmara Legislativa do DF, bem como na sua posse no banco, de fortalecimento do BRB enquanto instituição pública, de valorização do corpo de funcionários e de ampliação da participação do BRB no desenvolvimento do DF e Entorno.

Participaram do encontro o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, o secretário-geral André Nepomuceno e os diretores Antonio Eustáquio, Cida Sousa, Cristiano Severo e Manoel Duque.

Durante a visita, Jacques, que já foi presidente do Sindicato, informou que estão em avaliação os últimos detalhes para a apresentação do novo modelo do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Quanto ao possível impacto negativo no lucro do banco referente à operação de compra de títulos do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), que provavelmente implicará no não pagamento da PLR referente ao segundo semestre de 2011, Jacques demonstrou abertura para dialogar uma eventual compensação aos funcionários do BRB, visto que este fato está fora da governabilidade dos bancários e as metas contratadas para o referido semestre foram alcançadas.

A compra dos títulos do FCVS foi feita na gestão de Ricardo Vieira, em novembro de 2009, dias antes da abertura da operação Caixa de Pandora, no governo de José Roberto Arruda. Atualmente, a transação está avaliada em torno de R$ 134 milhões, e esse valor deve ser provisionado nas contas do banco, seguindo as regras do Banco Central.

Veja a entrevista com o presidente do BRB:

Quais são suas expectativas ao assumir a presidência do BRB?

Nós vamos trabalhar no sentido de continuidade da gestão do antigo presidente Edmilson Gama, aprimorando a gestão e a governança junto ao Banco Central. O objetivo também é buscar o fortalecimento junto aos novos funcionários, dar condições para implantação do novo modelo de atendimento nas agências, com reformas, novas contratações e melhora no atendimento. Também precisamos investir na estrutura tecnológica da informação e deixar o banco mais competitivo.

Como a experiência como sindicalista pode ajudar na gestão do BRB?

A experiência sindical me trouxe uma forte capacidade de negociação e diálogo. Essas habilidades contribuirão para um bom desempenho da gestão no BRB. Minha orientação será na busca do diálogo com o objetivo de encontrar uma solução que seja vantajosa para a empresa, tanto quanto para os bancários.

Como fica a situação do BRB diante do possível prejuízo com a compra de títulos do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS)?

Este assunto está sendo tratado há muitos meses pelo BRB e a apuração da responsabilidade dentro da empresa, junto a Polícia Federal e outros órgãos já foram feitas. As decisões internas relativas ao assunto no BRB já foram tomadas e assim que possível serão divulgadas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram